Um ato de solidariedade e amor ao próximo

367

Várias localidades do Brasil inteiro  se manifestaram para ajudar as vítimas do deslizamento de terra provocado no início deste ano de 2011 na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, que matou mais de 850 pessoas e deixou mais de 8.814 desabrigados e 20.996 desalojados, totalizando 29.810 pessoas vítimas da tragédia . Em Manhuaçu  a Gulositos Alimentos, começou sexta (28) uma campanha para arrecadar doações, mobilizando toda a população no desejo de aliviar a dor de quem precisa. Um caminhão baú da empresa ficou a disposição na Praça 05 de Novembro para que a população pudesse fazer o  seu ato de amor ao próximo. A iniciativa dos gestores José Fernandes da Costa e Giane Prata da Costa tomou-se no aniversário da filha de 15 anos que ao invés de receber presente, recolheu donativos, colocando na entrada um ponto de apoio para que os convidados colocassem os produtos, após isso, a vontade de estar ajudando mais , acabou se tornando múltipla e levada ao centro da cidade para que todos ajudassem também. Além do veículo, os empresários doaram uma carga de papel higiênico e fraldas descartáveis.  Algumas instituições como a Igreja Shekinah de Manhuaçu, através de seus membros saíram nos bairros pedindo a colaboração. Raquel Reis, relações públicas da empresa, comenta que a intenção é que Deus possa tocar nos corações das pessoas e que eles possam estender a mão:  “Nós fomos procurados por várias pessoas que queriam doar, mas não tinha como levar, então a gente entrou nesta campanha e resolvemos estendê-la, nós sabíamos que ela poderia tomar uma dimensão maior, porque nossa cidade tem o potencial para encher caminhões de donativos e a Gulositos é uma empresa que pensa na responsabilidade social e acima de tudo  tem a palavra de Deus como sua regra na prática, a palavra de Deus nos ensina a amar ao próximo, nós sabemos que aquelas pessoas precisam ser amadas e esse é nosso objetivo” disse Raquel. A  iniciativa da empresa teve apoio também da Polícia Militar e Igrejas da cidade.

Graças ao apoio da população de Manhuaçu e toda região que se sensibilizou com a situação, o primeiro caminhão de donativos já foi entregue sábado (29) às 04h da manhã na Igreja Presbiteriana Catedral do Rio de Janeiro para fazer a separação dos produtos, o pastor local Reverendo Guilhermino Cunha, pediu que reforçasse o apelo pois as cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Sumidouro  estão necessitando urgentemente de água mineral .

São vidas que se foram e vidas que perderam  tudo o que tinham e querem reconstruir seu cotidiano e cabe a cada um, agora ajudar, mesmo que seja com pouco, mas que vai fazer uma diferença para eles. Veja como você pode contribuir, os principais matérias que podem ser doados são:  água mineral, colchonetes, lençóis, travesseiros, toalhas, cobertores, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal como sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo, papel higiênico, desodorante, absorvente, alimentos não perecíveis como enlatados, leite em pó, massas, material de limpeza, roupas e velas, já que a cidade está sem energia.

Alguns cidadãos já fizeram a sua parte e com o coração alegre mostrando que o pouco é muito para quem recebe.

Agildo Alves de Almeida, 37 anos

“A gente vê a dificuldade das pessoas,  o que a gente pode fazer, já que Deus nos dá, nós contribuímos.”

Geraldo Muniz, 59 anos, Ponte do Silva

“Eu acho isso importante, porque a gente assisti que  esse povo que tá sofrendo é nosso irmão e nós temos que ajudar essas pessoas.”

Adeilson Custódio Pereira, 38 anos

“A gente vendo a necessidade dessas pessoas, nós nos colocamos no lugar deles, o que seria  deles sem a ajuda.”

José Pedro Henrique, 54 anos

“A gente tá vendo essa tragédia na televisão e se a gente pode ajudar um pouquinho é bom.”

Robson Carlos, 30 anos

“Ajudar ao próximo é preciso sempre”

Você também pode ajudar, algumas contas foram disponibilizadas para arrecadar doações em dinheiro:

SOS Teresópolis  – Prefeitura de Teresópolis
Banco do Brasil
Agência: 0741-2
Conta: 110000-9
CNPJ – 29.138.369/0001-47

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3

Defesa Civil – RJ
Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0

Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)
Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta: 1490-8

Redação JM1 – Por J.Oliveira

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui