Tema de seminário em Belo Horizonte é sobre prevenção às drogas

283

Capacitar e atualizar 470 policiais militares em um programa desenvolvido por universidades norte-americanas da Pensilvânia e do Arizona e adaptado à realidade local é o objetivo do Seminário Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido, nesta quarta-feira (28), no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte.

As atividades do seminário foram realizadas com a presença de convidados que atuam na educação e servidores da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), responsável pelo planejamento e recursos do Proed. “Neste encontro foi apresentada a versão mais atualizada do programa Drug Abuse Resistance Education, utilizado em mais de 50 países e adaptado para adolescentes da 7ª série do ensino fundamental, denominado Caindo na Real”, explicou o coordenador do Proerd, capitão PM Hudson Matos Ferraz.

Paralelamente ao evento, foram realizados workshops para atualização e alinhamento estratégico dos gestores do Proerd e da comunidade operacional da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e das suas 18 regiões. O gestor da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, José Francisco da Silva, chamou atenção para a importância da orientação aos jovens quanto à prevenção do consumo de drogas. “A transmissão de informações seguras sobre os perigos e malefícios das drogas durante a formação do jovem cidadão é determinante para a construção do adulto independente e participativo da vida em sua comunidade. Os policiais têm atuação estratégica comprovada como agentes educadores também nessa área”, destacou.

O modelo do Proerd já foi levado para o interior de Minas e despertou o interesse de outros estados. Durante o seminário, estiveram presentes policiais militares do Mato Grosso, da Bahia e do Acre.

Homenagens

Na abertura oficial do seminário houve uma apresentação do Bloco Show do Projeto Juventude e Polícia e foram homenageados o subsecretário de Políticas sobre Drogas (Supod), Cloves Benevides; o gestor e a gerente da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, José Francisco da Silva e Zuleide de Moura Morais; a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos; o presidente do Conselho Estadual Antidrogas (Conead), Aloísio Andrade; e o jornalista Eduardo Costa.

Escola, família e polícia

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) funciona em 543 municípios mineiros e já atendeu cerca de 2,1 milhões de pessoas, entre jovens e pais. O programa assiste, anualmente, cerca de 4.000 escolas públicas e particulares com o objetivo de levar a estudantes informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável. O Proerd consiste num esforço cooperativo entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, e se destina a evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas, despertando-lhes a consciência para este problema e para a questão da violência. Ele é aplicado por policiais voluntários, devidamente treinados para esta atividade.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui