Saiba os cuidados que se deve ter ao dirigir sob neblina

171
neblina-estrada
Instrutor do Sest Senat dá dicas para diminuir os riscos de acidentes e ter mais prudência nas vias

Com a proximidade do inverno, as ocorrências de neblina aumentam e, por isso, os motoristas devem estar mais atentos. A névoa branca, principalmente de manhã ou de madrugada, pode prejudicar a visão e as chances de envolvimento em acidentes aumentam significativamente.

Segundo o instrutor do Sest Senat de Porto Alegre (RS) Maurício da Rosa Petry, a falta de atenção também contribui para as maiores chances de colisões com a ocorrência do fenômeno. “Dirigir com cuidado e prudência diminui bastante os riscos”, alerta.

O instrutor dá dicas para quem for pegar a estrada com nevoeiro ou cerração. A primeira e mais importante é que, se o fenômeno estiver muito forte, o motorista deve sair da via e procurar um local seguro até que a visibilidade melhore. Não sendo este o caso, o motorista deve sempre reduzir a velocidade, manter os faróis baixos acesos e manter uma boa distância do veículo da frente.

Além disso, é importante que os vidros estejam limpos internamente para que não embacem com facilidade, assim como as janelas devem estar parcialmente abertas para que os ruídos externos contribuam para a atenção do motorista. Este não deve ligar o pisca-alerta quando estiver em movimento e tampouco deve parar no acostamento.

Com neblina, a pista fica mais escorregadia. Portanto, motoristas devem se preocupar também com a calibragem dos pneus. Bem calibrados, eles auxiliam na aderência com o asfalto. Maurício ressalta a atenção com os carros de cores mais claras. Estes podem se tornar “invisíveis” com o nevoeiro. “Atenção redobrada sempre”, recomenda o instrutor.

neblina

Ana Rita Gondim – CNT

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui