Quem liderará a direita no Brasil

62

Por Devair G. Oliveira
A surpresa de Pablo Marçal em São Paulo e a bobeada de Bolsonaro poderá mudar bastante a liderança no país. Eu agora farei diferente nas pesquisas irei divulgar de forma de nossa vitória publico as pesquisas e depois acerto o resultado da urna de acordo com as pesquisas, já pensou nisso. Disse um político.

Apesar de o primeiro turno das eleições municipais ter resultado em crescimento tanto do PL, de Jair Bolsonaro, quanto do PT do presidente Lula, os partidos com maior número de novas prefeituras foram os da direita tradicional, popularmente conhecidos como “centrão”. Especialistas ouvidos pelo Congresso em Foco  ressaltam que o novo cenário municipal é de enfraquecimento do discurso de polarização e de fortalecimento de lideranças fisiológicas.

Em números absolutos, os dois partidos que emplacaram o maior número de prefeitos foram o PSD e o MDB, com respectivamente 882 e 856 municípios. Proporcionalmente, o Republicanos duplicou sua capilaridade, crescendo de 211 prefeitos eleitos em 2020 para 436. O PT aumentou de 182 candidatos eleitos para 248. O PL, de 344 para 512 municípios: um crescimento elevado, mas muito inferior à meta de mil prefeitos desejada pelo seu presidente, Valdemar Costa Neto, que esperava equiparar sua capilaridade municipal à proporção da sigla no Congresso Nacional.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui