Prêmio de Música das Minas Gerais já conta com três grupos na grande final

259

As apresentações do último sábado mostraram a riqueza e a diversidade da música produzida em Minas Gerais O público que estava em Diamantina apreciou uma seleção de ritmos variados, que animou a noite e arrancou aplausos calorosos.

Muita música da melhor qualidade marcou o último final de semana, em Diamantina, durante a primeira eliminatória do Prêmio de Música das Minas Gerais. Um grande público prestigiou o evento que teve samba, MPB, rock e ritmos variados. As apresentações foram realizadas na tradicional praça do Mercado Velho.

Os artistas, de várias regiões de Minas, arrancaram aplausos e demonstraram muita qualidade musical durante as performances. Estiveram representadas, nesta eliminatória, as cidades de Belo Horizonte, Itabirito, Betim, Contagem, Sete lagoas, Pouso Alegre, Diamantina e Itambacuri. As boas apresentações deram trabalho aos jurados, que deveriam selecionar apenas três participantes para a grande final. “Foi muito bacana a participação do público, que acompanhou apresentações de qualidade. Tivemos uma árdua tarefa de escolher apenas três grupos/artistas. Todos eram muito bons, mas os selecionados realmente se destacaram. Minha avaliação desta primeira eliminatória foi a melhor possível, acima do esperado. Em relação às próximas espero que sejam tão boas quanto ou ainda melhores”, destaca o curador do prêmio e jurado Emílio Pieroni. As músicas selecionadas foram “Breque do Péia”, do grupo Cachaça com Arnica, da cidade de Itabirito; “Belezas de Diamantina”, com Choro Malandrinho, de Diamantina; e “Cansei”, com Absinto Muito, de Sete Lagoas. Todos, além de estarem na final, em Sete Lagoas, participarão do CD gravado especialmente para o Prêmio.

Participaram também do júri Débora Andrade, professora de música do Centro Universitário Izabela Hendrix; Sibila Godoy, Mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro; Marcílio Alves, representando o grupo Pássaro Verde; e Francisco Kellys, indicado pela Secretaria de Cultura de Ouro Preto. Dentre as autoridades que prestigiaram o evento, estava Márcia Betânia, secretária de turismo de Diamantina, que ficou orgulhosa dos representantes de sua cidade: “Esta iniciativa é muito importante e rica. A cultura brasileira precisa muito deste tipo de apoio, principalmente da iniciativa privada. Minas Gerais tem uma produção musical fantástica, conta com grandes composições e melodias. O prêmio está contribuindo para reforçar a identidade de Diamantina, que também tem essa tradição autoral. É um espaço importante para a cidade, que tem seus talentos valorizados e que, se apresentando a outros artistas da capital, mostram sua qualidade sem deixar nada a desejar”. Dos 15 grupos selecionados, apenas um não compareceu.

As próximas eliminatórias serão realizadas em Viçosa, 11 de agosto e Ouro Preto, 08 de Setembro. A grande e esperada final será no dia 22 de setembro, com um show especial. As músicas que participam do Prêmio estão disponíveis no site  www.premiodemusicaminas.com.br.

Sobre o Prêmio – O edital foi lançado no mês de maio. No total, foram 400 inscritos de diversas regiões do estado. Dentre as exigências, estavam canções inéditas e de grupos/artistas de Minas. Os participantes enviaram, através do site do Prêmio, as canções concorrentes. O resultado foi divulgado no dia 11 de junho.  Os 45 selecionados foram divididos em grupos de 15, que se apresentarão em uma das cidades. Além de Diamantina, haverá eliminatórias em Viçosa e Ouro Preto. A grande final, no dia 22 de setembro, será em Sete Lagoas, com 9 participantes.

Os três primeiros serão premiados com uma quantia em dinheiro, uma viagem, além da participação no CD, que terá nove músicas selecionadas. Os CDs serão distribuídos para os participantes do júri, imprensa e envolvidos no mercado musical. O Prêmio de Música das Minas Gerais é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo Grupo Pássaro Verde, com gestão da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos.

Sobre o Grupo Pássaro Verde – No entendimento de que o envolvimento da sociedade com projetos culturais agrega valores fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico, o Grupo Pássaro Verde assume o compromisso de levar projetos culturais aos seus diversos públicos, por meio das artes cênicas, literatura, cinema e música.

O Grupo acredita que, ao incentivar a cultura junto às comunidades das quais está próximo, contribui para a formação de um público crítico e antenado, que formará, em um futuro breve, cidadãos melhores. Para o cumprimento destes objetivos, as empresas do Grupo Pássaro Verde, utilizam de mecanismos de incentivo fiscal como fonte principal para o apoio e financiamento de tais projetos.

O “Prêmio de Música das Minas Gerais”, lançado em 2012, vem agregar ao portifólio de projetos do Grupo, mais uma iniciativa que visa aproximar as comunidades da arte, além de revelar e despertar novos talentos.

A Ampliar – Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos atua, há mais de seis anos, na realização de festivais de música em todo o interior do estado. Dentre os projetos recentes estão Festival de Inverno de Itapecerica; Festival de Inverno de Vespasiano; Festival de Música de Conceição do Mato Dentro; Festival Cultural de Pouso Alegre; na capital, o Festival do Japão em Minas Gerais, dentre outros.

Serviço:

Prêmio de Música das Minas Gerais já conta com três grupos na grande final

Site: www.premiodemusicaminas.com.br 

Próximas Eliminatórias: 

Viçosa

Data: 11 de agosto

Ouro Preto

Data: 08 de setembro

Sete Lagoas (Final)

Data: 22 de setembro 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

A Dupla Informação – aduplainformacao@gmail.com

Conceição Cruz – (31) 9750-0161

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui