Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Duas pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na Bacia do Rio São Francisco mostram como a natureza pode sofrer por anos a fio com impacto ambiental e como os riscos à saúde humana por causa da poluição podem persistir no tempo.
Segundo as pesquisas, as águas do Rio São Francisco em Três Marias (a cerca de 250 quilômetros de Belo Horizonte) estão fortemente contaminadas por metais pesados (como zinco, cádmio e cromo), lançados pela metalúrgica da extinta Companhia Mineira de Metais (CMM) a partir de 1969, quando teve início a produção de zinco eletrolítico (utilizado para revestir peças de ferro e evitar ferrugem).
Os metais pesados foram lançados por cerca de uma década no Córrego da Consciência, que alimenta o São Francisco. Somente no fim dos anos 70, a CMM construiu um dique isolando os resíduos da metalúrgica do leito do rio. De acordo com a geógrafa Elizêne Veloso Ribeiro, autora do estudo com as amostras de água, os metais pesados podem causar câncer e afetar o sistema nervoso e o sistema reprodutivo se forem acumulados no organismo.
Ela ressaltou que não há mais o lançamento de metais pesados pela metalúrgica (hoje sob o controle da Votorantim Metais). O geólogo Wallace Magalhães Trindade, responsável pela pesquisa com os sedimentos do rio, explicou, no entanto, que os rejeitos do passado formam “um estoque de contaminação” que está depositado no fundo do rio. As partículas dos metais pesados sobem e ficam no corpo da água conforme a mudança no volume e na temperatura do rio.
O gerente corporativo de Meio Ambiente da Votorantim Metais, o geólogo Ricardo Barbosa, disse à Agência Brasil que “não há risco nenhum à saúde humana e que os peixes não estão contaminados”. Ele afirmou que a metalúrgica “não descarta mais resíduos no rio”, cumpre as condicionantes da licença ambiental e monitora “exaustivamente” a área conforme a legislação ambiental. O gerente informou que será retirado das proximidades do rio um depósito já desativado de resíduos.
Elizêne Veloso Ribeiro e Wallace Magalhães Trindade destacaram que a aplicação das leis ambientais evita problemas e ressaltaram o papel da fiscalização para o controle e monitoramento da qualidade do rio. Eles lembraram, porém, que as resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) não regulamentam o lançamento de todas as substâncias tóxicas encontradas pelas pesquisas no Rio São Francisco, o que dificulta o trabalho de fiscalização.
Além da presença dos metais pesados, as pesquisas identificaram problemas no Córrego Barreiro Grande (que também alimenta o Rio São Francisco) por causa do lançamento de esgoto urbano e industrial em Três Marias. Durante quase um ano, as pesquisas coletaram amostras de água em um trecho de 160 quilômetros de extensão, que banha 15 municípios.
Outro passivo ambiental, em menor grau que Três Marias, foi verificado em Pirapora (a 340 quilômetros de Belo Horizonte), por causa da atividade metalúrgica e da indústria têxtil local.
Denúncias sobre poluição de rios em Minas Gerais podem ser feitas nas superintendências regionais do Instituto Mineiro de Gestão das Águas ou pelo telefone (31) 3919.1177. Recentemente, o governo de Minas criou, na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, uma subsecretaria de fiscalização, cujos telefones são (31) (31) 3219.5518 ou 3219.5521.
Agência Brasil
VOCÊ pode JÁ estar Super POLUIDO
Prezados Interessados pelo AGUAPÉ,
A HUMANIDADE conseguiu AMPLIAR mais de 1000 vezes os NÍVEIS de alguns POLUENTES CRÍTICOS no Seu Próprio CORPO / ORGANISMO ! ! ! ! ! !
Toda Sociedade Brasileira, em ESPECIAL os Políticos, Profissionais da SAÚDE, Produção Agropecuária, Ensino / Educação, Engenheiros, Biólogos, Química, entre outros, precisa se tornar Extremamente CONSCIENTE de que TODOS os RESÍDUOS TÓXICOS vão parar nas ÁGUAS e daí tendem a POLUIR TUDO, devido o CICLO das ÁGUAS, bem como do Conjunto das Legislações FRÁGEIS & PRÁTICAS INCORRETAS, onde inclui–se as Fiscalizações / Inspeções INEFICAZES & OMISSÕES dos CONSUMIDORES, em todo o Planeta TERRA.
Outros FATORES, não menos IMPORTANTES, também, precisam ser COMBATIDOS, em ESPECIAL os FATORES que estão ASSOCIADOS à POSTURA NÃO–ÉTICA dos INDIVÍDUOS que atuam por “LUCROS a Qualquer CUSTO”, também, em toda HUMANIDADE – Na Matéria (Link abaixo) o PESQUISADOR nos dá uma IDÉIA de uma PEQUENA PARTE da SITUAÇÃO CAÓTICA da ÁGUA aqui no BRASIL.
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/a-venenosa-agua-que-voce-bebe
A Equipe BR do AGUAPÉ aproveita esta oportunidade para ALERTAR que na OUTRA PARTE, devemos considerar os RESÍDUOS INDUSTRIAIS & ESGOTO NÃO–TRATADOS, como os HÁBITOS INCORRETOS da HUMANIDADE – nessa OUTRA PARTE, também, precisamos, com a MÁXIMA URGÊNCIA, atuar para se tornar PRIORIDADE MUNDIAL a Luta NOBRE da DESPOLUIÇÃO das ÁGUAS, haja visto que as ÁGUAS NÃO TEM FRONTEIRAS.
Todos que acreditam em VIDA SAUDÁVEL, através de uma Alimentação / Nutrição EQUILIBRADA sabem o quanto é IMPORTANTE a Produção Agropecuária ORGÂNICA – com o exposto acima corremos o RISCO de TUDO se tornar POLUÍDO, portanto requer que TODOS os Interessados por VIDA SAUDÁVEL, através dos Produtos ORGÂNICOS sejam PREVENTIVOS e passem a COMBATER / EXIGIR as PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS para REVERTER a SITUAÇÃO CRESCENTE das POLUIÇÕES das ATIVIDADES HUMANAS, caso contrário os Futuros ORGÂNICOS serão TÓXICOS, como o Atuais Produtos Agropecuários CONVENCIONAIS.
As Legislações que trata das POLUIÇÕES precisam ser REVISADAS em MENOR intervalo de tempo porque a CIÊNCIA apresenta um SERÍSSIMO AGRAVANTE: está criando em Progressão Geométrica um Grande Números de Novos POLUENTES & SOLUÇÕES à CONTA GOTAS.
VOCÊ, como qualquer EXPERT, jamais pode apontar / classificar / quantificar, com precisão razoável, o que ocorrem com os Novos Resíduos Tóxicos provenientes das Inovações TECNOLÓGICAS – SIMPLESMENTE estão POLUINDO, em Progressão Geométrica, a BASE da VIDA (ÁGUA /AR & ALIMENTOS) que utilizamos no seu DIA a DIA ! ! ! ! ! !
IMAGINA quanto o DIESEL / Carvão Mineral, entre outros produzem de Resíduos Tóxicos ? ? ? ? ?
A Incidência do CÂNCER vai, também, crescendo em Progressão Geométrica – o Crescimento do CÂNCER nos últimos dez anos foi de cerca de 20 %, simplesmente ASSUSTADOR.
O mais ASSUSTADOR é que TODA BIODIVERSIDADE corre Grande RISCO de ser EXTINTA devido o Efeito DOMINÓ DEVASTADOR que JÁ se iniciou, COMPROVADO pela CIÊNCIA, através de diversos FATOS CRÍTICOS que JÁ vai OCORRENDO nos Últimos TEMPOS.
A HUMANIDADE nos dá entender que JÁ tomou a sua DECISÃO (EQUIVOCADA ? ! ? ! ? ! ) de se manter de BRAÇOS CRUZADOS (OMISSÃO) e com isso está a Um PASSO do Seu SUICÍDIO COLETIVO ! ! ! ! ! !
A DECISÃO da Equipe BR do AGUAPÉ é OPOSTA e por isso JÁ estamos RE–INICIANDO a Luta NOBRE do COMBATE à TODAS as POLUIÇÕES ! ! ! ! ! !
OBSERVAÇÃO: caso apresente interesses ao exposto apresente suas MANIFESTAÇÕES.
NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: [email protected], certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.
LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !
Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,
MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
[email protected] (Usual)
[email protected] (Alternativo)
OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR
(*) REF.: Definições do SEBRAE
preservar a natureza é cuidar de si mesmo amei essas fotos.