Perdendo Clientes por R$ 5

193

“Quantas empresas perdem clientes pela ganância e pelo troco… Veja essa história real”

Gilcler-ReginaEu compreendo que cada serviço ou produto tem o seu valor e os centavos contados aos milhares valem milhões. Metas não devem ser somente números, pois a vitória de hoje pode representar o fracasso de amanhã.
É preciso bom senso na análise que se faz em algumas situações. A seguir vou relatar um exemplo que aconteceu comigo nesta semana.

Eu me hospedo com certa regularidade em Brasília-DF onde faço muitas palestras. Geralmente num hotel de renome, diária de R$ 400 (mais taxas), serviços caros, água de 300 ml no frigobar a R$ 6 (mais as taxas), qualquer prato no cardápio acima de R$ 60, alguns ultrapassando os R$ 100 (claro mais taxas) e pasmem, Internet wifi R$ 5,00 por 30 minutos e diária de R$ 20 (mais taxas).

Entendo que o preço do luxo existe e as pessoas pagam mesmo. Até aí tudo bem, eu também acabo pagando, por questão de conforto e mesmo de segurança. E mesmo, quando no contrato é o meu cliente que paga, penso nele e sei que dinheiro não dá em árvore.

Estes dias, check out feito, aguardando o motorista, falei para o atendente: “Vocês deviam ter um cafezinho aqui na recepção, no lobby”. Ele imediatamente e muito cortês respondeu: “O senhor aceita um cafezinho?”. Claro aceitei e pensei, puxa que pessoal rápido.

No momento seguinte já me apareceu um garçom com o café, ao mesmo tempo em que chegou o motorista. Este foi pegando minha bagagem enquanto eu adoçava o café. Percebi que o garçom continuava ao meu lado.
Olhei para ele, que de pronto me disse: “São 5 reais, senhor”. Paguei-o sorrindo!

Mas nunca mais volto lá. E se o meu cliente me indicar este hotel para ficar, no que depender de mim, vou solicitar para mudar. Perdeu um cliente que indicaria muitos e muitos outros clientes por míseros 5 reais.
A minha conclusão é esta: Você pode ter ambição e ganhar muitos clientes por toda a vida. Isto é saudável. Mas acredite, pela ganância, você ganha hoje e perde para sempre.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

SINDIJORI – Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui