Você já se deparou com os termos “resistente à água” ou “à prova d’água” ou até mesmo “à prova de poeira” quando foi comprar algum equipamento elétrico ou até mesmo algum relógio, não é mesmo? Muita gente acaba não dando a devida importância para essas definições, e isso pode acarretar diversos problemas na usabilidade dos seus itens.
Por exemplo, se você compra um celular e vem escrito na embalagem que ele é “à prova d’água”, isso significa que ele pode apenas ser molhado ou que ele pode entrar na piscina junto com você? Muita gente acaba fazendo confusões com esses termos.
Além disso, muitas empresas acabam fazendo com que o consumidor entenda esses termos de forma errada, usando-os de forma sinônima durante suas campanhas de marketing.
Já para prever diversas confusões, foi criado o Índice de Proteção IP. Aqui no Brasil, existem 2 normas técnicas que cuidam desse índice, ou seja:
. NBR 6146 – define o grau de proteção para invólucros de equipamentos elétricos;
. NBR 9884 – define o grau de proteção para máquinas elétricas girantes – grau de proteção proporcionada pelos invólucros.
Saiba o que é o Índice de Proteção IP
O Índice IP representa o nível de proteção oferecido por um dispositivo contra a influência de materiais sólidos ou líquidos. Um Índice IP geralmente tem dois números.
O primeiro número representa o nível de proteção contra materiais sólidos, e o segundo número representa o nível de proteção contra líquidos. Uma terceira letra que descreve outras informações pode ser usada, mas muitas vezes é omitida.
Proteção contra materiais sólidos
O primeiro dígito de um IP é um número que descreve a proteção do objeto contra sólidos, sendo que 0 não oferece proteção e 6 oferece a maior proteção.
Proteção contra líquidos
O segundo dígito de uma classificação IP é um número que descreve o nível de proteção contra líquidos, sendo que 0 não oferece proteção e 9K oferece a maior proteção.
Por exemplo, se você comprou um celular e ele veio com um índice de IP67, você tem um item que pode ser submerso em até 1 metro de água, por 30 minutos. Isso já é bastante, considerando que normalmente, ao derrubarmos um celular na água, percebemos de forma imediata e já tomamos alguma atitude.
Se o seu celular tiver a proteção IP67, você pode ficar tranquilo, e não precisa nem sair correndo e fazer coisas malucas como por exemplo desmontar o celular e colocá-lo no arroz para ajudar a secar. Isso serve apenas para piorar a situação!
Já se o seu celular vier com um índice de proteção IP68, significa que ele pode ficar submerso em 1,5 metros de água por 30 minutos sem maiores problemas.
Então, caso seu celular caia na água, antes de sair correndo, cheque o seu IP.
Por que o Índice de Proteção IP é tão importante?
Uma coisa é certa: antes de termos órgão reguladores para esse tipo de acontecimento, tudo era muito confuso e a gente nunca sabia ao certo que cuidados tomar com os nossos equipamentos.
Mas, além de ser importante para equipamentos eletrônicos, o Índice IP também é muito importante para empresas que trabalham com embalagens de alimentos.
Se você está embalando algo como pó de café ou açúcar, por exemplo, você precisa garantir que a sua embalagem seja excessivamente resistente à água e também à poeira.
Muitas vezes, ao falarmos de danos causados pela água, focamos apenas nos equipamentos eletrônicos, já que todo mundo já passou pelo desespero de ter um celular que caiu em uma poça d’água, em uma piscina ou até mesmo em um vaso sanitário.
Mas, imagine só o problemão que todos nós teríamos se os nossos alimentos não fossem embalados corretamente, e cada vez que caísse um pouco de água em um pacote de arroz, tivéssemos que descartar tudo, não é verdade? Então, muito além dos equipamentos eletrônicos, o Índice de Proteção IP é essencial no nosso dia a dia.
Entendendo o Índice
O Índice de Proteção IP é baseado em 3 itens: o primeiro número, o segundo número e também uma letra. O primeiro número se refere à proteção contra partículas sólidas, ou seja: poeira, terra, etc.
Apesar de todos nós sempre focarmos muito na água e no estrago que ela pode causar nos nossos equipamentos eletrônicos, a poeira também é muito prejudicial e pode causar vários danos.
A grande maioria dos produtos eletrônicos e até mesmo embalagens possuem um Índice de Proteção contra partículas sólidas n. 6, que é o mais alto.
Isso significa que os nossos produtos estão completamente seguros em relação a isso.
Já o segundo número se refere à proteção contra líquidos. A proteção mais alta tem o número 9k e significa que os equipamentos podem ser submetidos à alta pressão e à água em alta temperatura também.
Mas, como raramente temos um equipamento que vai receber uma chuva de água quente, a maioria dos equipamentos não possui um grau de proteção tão elevado.
A grande maioria dos equipamentos possui a proteção número 7 ou 8, que já explicamos acima no nosso exemplo do celular. Já a letra, significa outros tipos de proteção, sendo que:
- F: significa que é resistente ao óleo;
- H: Resistente à alta tensão;
- M: Houve monitoramento do dispositivo durante o teste de água;
- S: O dispositivo ficou imóvel durante o teste com água;
- W: Dispositivo resistente a diversas condições climáticas.
Agora ficou fácil entender quais são os itens de proteção do seu equipamento e também quais são as ideais para você. Quando decidir trocar de celular, não se esqueça de conferir o Índice de Proteção IP e comprar um que seja adequado às suas necessidades.