Nesta sexta feira (3), os alunos do curso de biologia da Faculdade do Futuro, fizeram uma exposição de plantas e vários animais de nossa região, o evento serviu também para mostrar as habilidades dos alunos em usar a técnica de Taxidermia (empalhado) em comemoração do dia do biólogo e foi exposto no centro de Manhuaçu. Os alunos são do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Apesar da nossa fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos ela é pouca conhecida do nosso dia-a-dia. Chamando atenção para o meio ambiente. A exposição atraiu a população, e recebeu vários visitantes.
Taxidermia
Taxidermia (termo Grego que siginifica “dar forma à pele”) é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais (Hidasi Filho, J., 1976).
É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, vem como uma importante ferramenta nesse processo conservacionista, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade e como principal objetivo, o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.
É um procedimento exercido por biólogos, que envolve conhecimentos de diversas áreas além da Biologia, como: Química, Anatomia, Comportamento, Ecologia, Artes Plásticas, entre outras. É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, a cerca de 2.500 a.C.
Popularmente o termo “empalhar” já foi usado como sinônimo de “taxidermizar” entretanto há muito tempo não se usam mais os rústicos manequins de palha e barro para substituir o corpo dos animais.
A Taxidermia atende a diferentes públicos como donos de animais domésticos, pescadores e caçadores desportistas, criadouros de animais comerciais, bem como museus de história natural, entidades conservacionista, zoológicos, universidades e mais recentemente o teatro e a televisão.
Na preparação de animais para taxidermia, são usadas diversas técnicas como, preparação de esqueleto, preparação de pele cheia, montagem em série, montagem para exposição, preparação de pele em curtume, diafanização, infiltração em parafina, fixação e montagem de coleção de insetos de várias espécies.
Conversamos com a professora Mariana Aparecida Silva Godinho, que em entrevista ao Jornal das Montanhas explicou a finalidade da exposição, “Essa atividade foi elaborada pelos próprios alunos do curso de ciências biológicas em comemoração ao dia do biólogo, 3 de setembro. Visando divulgar todas as atividades que os biólogos exercem, os alunos organizaram, convidaram escolas, para a divulgação da profissão e das outras áreas de atuação do biólogo, pesquisas e educação ambiental.
Este evento já vem sendo realizado desde 2008 e foi muito bem recebido pela comunidade, bem visitado, para o ano que vem pretendemos voltar sempre com a intenção de divulgar nossa profissão. Ficamos muito satisfeitos por todos que vieram visitar nossa exposição.”
Conversamos também com o aluno Benício de Oliveira dos Santos, “Queremos divulgar a relação homem, meio ambiente e para isso trouxemos imagens e animais empalhados pelos alunos do curso. Gostaríamos muito que a comunidade estivesse sempre interada com essa área, para todos trabalharmos para um meio ambiente melhor na nossa região, como diz o lema, ‘’Atitude local é resultado Global’’.
Edição: Valéria da Silva Petronilho