O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, e o presidente do Unesco-HidroEX, professor Octávio Elísio, se reuniram nesta segunda-feira (27), na Cidade Administrativa, com representantes de instituições de ensino superior. O encontro teve o objetivo de discutir o tema “Condomínio Temático de Instituições de Ensino Superior e P&D em Minas”, com ênfase no debate sobre a Água. A iniciativa é uma proposta da Sectes e tem o apoio do Ministério da Educação.
Na sua exposição, o secretário Narcio Rodrigues, destacou que o projeto reúne diversas instituições em torno de uma entidade âncora, no caso o Unesco-HidroEX, para desenvolver programas de pesquisa, educação, extensão e capacitação pessoal na área de gestão de recursos hídricos. “Estamos dando um pontapé inicial a esse projeto inovador, definindo a convergência entre as instituições e ampliando o diálogo e a interação das atividades que serão desenvolvidas”, afirmou Narcio.
A proposta já conta com a adesão de instituições como as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Uberlândia (UFU), Triângulo Mineiro (UFTM), Ouro Preto, Lavras, PUC-MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto Federal de Tecnologia de Triângulo Mineiro, Agência Nacional de Água e Embrapa.
De acordo com o presidente do Unesco-HidroEx, Octávio Elísio, as instituições se reúnem num projeto arquitetônico que garante a individualidade de cada uma em seus espaços de ensino e pesquisa. “Ao mesmo tempo em que há separação, o nosso intuito é criar uma área de convivência e de uso comum, facilitando o encontro e a troca de ideias e opiniões”, conclui o professor.
O condomínio será instalado na Cidade das Águas Unesco-HidroEX, um complexo idealizado pela Sectes, que reunirá instituições nacionais e internacionais em um mesmo ambiente de convivência e interatividade para estudar gestão, preservação e recuperação das águas superficiais e subterrâneas.
Com inauguração prevista para 2014, a Cidade das Águas Unesco-HidroEX terá suas atividades voltadas para o Brasil, a América Latina e os países da África de língua portuguesa.
Agencia Minas