Militares ambientais participam de cursos em aeronaves

315

No período de 14 à 16 de junho de 2011, ocorreu nas dependências do Parque Estadual do Rio Doce o Curso TEACIF (Técnica do Emprego de Aeronaves em Combate a Incêndios Florestais), com a coordenação técnica de Marli Thomaz Lacerda, do PREVINCÊNDIO/IEF, e como instrutores, o Maj Rodrigo Sousa Rodrigues e Sgt Julmar Marcos Barros, do CORPAER/PMMG.

O Curso de TEACIF é destinado ao treinamento de pessoal empregado nas operações de combate a incêndios florestais, tais como, Bombeiros Militares, policiais brigadistas, voluntários, funcionários de reservas, guarda-parques, enfim, todas as pessoas que de alguma forma poderá auxiliar nos trabalhos de combate a incêndios.

Como nos combates de incêndio é imprescindível a alocação de recurso aéreo, todas as pessoas envolvidas devem estar preparadas para atuarem embarcados em helicóptero e executar manobras (embarque e desembarque) com segurança e agilidade.

Além disso, o curso visou analisar a performance de cada pessoa quanto ao “stress” de se operar com um equipamento capaz de alçar vôo, bem como e obrigação de todo operador de aeronave treinar as pessoas envolvidas nas operações aéreas, sejam elas piloto ou simplesmente passageiros.

Antes de fazer o treinamento, o helicóptero foi utilizado para levar duas equipes de militares ambientais no interior do PERD em lagoas de difícil acesso como forma de monitoramento e prevenção da prática de caça e pesca predatória.

Participaram do treinamento 20 alunos, sendo 02 militares ambientais e os demais alunos do IEF e de empresas parcerias da região, onde teve a presença do helicóptero do IEF, Guará 02.

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui