Treinamento contou com a participação das Forças de Segurança do Estado e visa garantir segurança à população
Estabelecer pontos de segurança e salvamento para a população já saber previamente para onde deve ir em caso de evacuação em área de risco de rompimento de barragem. Esse foi o objetivo do simulado de evacuação da população realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em Barão de Cocais, na região Sudoeste do Estado, na tarde da segunda-feira (25/3).
O treinamento foi realizado em virtude do risco de rompimento de barragem da Vale localizada no município. O simulado contou com a adesão de aproximadamente 60% da população da localidade que poderia ser atingida em caso de eventual rompimento da estrutura. O tempo de retirada das pessoas das áreas de risco foi menor do que o tempo limite, garantindo, desta forma, a segurança da população da cidade.
O tenente-coronel da Cedec, Flávio Godinho, destacou a efetividade dos trabalhos do Estado. “Nós tínhamos uma hora e 12 minutos para que a lama chegasse até a primeira casa e nós conseguimos fazer a evacuação de todas as pessoas que participaram desse simulado em 32 minutos, ou seja, muito aquém do tempo limite”, afirmou.
Godinho também ressaltou o planejamento e o empenho do Estado para garantir a segurança da população em caso de rompimento da barragem. “Todo o trabalho 24 horas de monitorar a barragem, o serviço de urgência, de acionamento de veículos, bem como o apoio do Polícia Militar, do Bombeiro Militar e da Polícia Civil legitima as ações do governo do Estado de Minas Gerais. Enquanto a barragem permanecer no nível 2 ou 3, é determinação do Governo do Estado, que todos os esforços sejam feitos para que possamos dar assistência às famílias em situação de risco”, finalizou.
A ação
O simulado começou às 16h, com o deslocamento de viaturas da Polícia Militar e carros de som com mensagens avisando à população sobre o treinamento. A orientação era para que elas fossem para um dos sete pontos de salvamento definidos previamente. Além de diversos voluntários atuando para informar às pessoas, as rotas de fuga foram indicadas nas ruas dos bairros.
Também na manhã desta segunda-feira (25/3) foi realizado um treinamento da Cedec para moradores de diversos pontos da cidade. Para facilitar o simulado, a prefeitura decretou feriado municipal neste dia. A Defesa Civil municipal também apoiou as atividades. Em cada ponto de encontro, as pessoas tiveram orientação de um veterinário, sobre os devidos cuidados com os animais, em caso de emergência, além de atendimento de psicólogos e assistentes sociais.
Júlio Deusdete da Cruz, de 45 anos, levou a esposa e os dois filhos até um dos sete locais de encontro para receber as orientações necessárias para levar, inclusive, aos familiares de mais idade. “O simulado nos dá mais segurança para sabermos o que fazer em uma eventual realidade. É muito importante a população estar preparada”, pontuou.
Já a moradora do bairro Vila Regina, Jéssica Rayanne Braga Santos, levou o seu cachorro para o ponto de encontro e aprovou a iniciativa de ter o apoio dos órgãos oficiais, inclusive com o serviço veterinário. “A gente ficou acostumado da outra vez de ter as fake news, então foi interessante saber o que realmente está acontecendo e como a gente deve se comportar”.
Os sete pontos de salvamento são: Escola Nossa Senhora do Rosário, Fazenda Soledade, Escola Efigênia de Barros Oliveira, Escola Municipal Maria da Glória, Escola Municipal Mares Guia, Praça de Eventos José Furtado e Clube Morro Grande.
Números
Ao todo, 652 pessoas participaram da simulação, entre integrantes das Forças de Segurança do Estado e funcionários da Vale. Foram utilizadas 24 viaturas da Polícia Militar, oito do Corpo de Bombeiros, dez ambulâncias e duas aeronaves. Também participaram 21 profissionais da área da psicologia e outros 14 das áreas da veterinária e biologia.
Dos 6.054 moradores de áreas de risco em Barão de Cocais, 3.626 participaram do simulado, representando cerca de 60% de efetividade.
A Defesa Civil Mineira informa que, a partir desta terça-feira (26/3), terá início uma nova fase da operação de prevenção de riscos. Haverá visita às casas das pessoas nas áreas que podem ser atingidas pelo rompimento para reforçar os procedimentos de segurança. Além disso, haverá atenção especial às pessoas com deficiências. Sugestões dos moradores sobre o simulado também serão incluídas no plano de ação final.
Alerta no sábado
No último sábado (23/3), o nível de emergência da Barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, subiu para 3, o que significa risco iminente de rompimento. Desde então, foi instalado um posto de comando da Cedec e outros órgãos da segurança pública para articulação das ações necessárias e imediatas. O monitoramento da barragem está sendo feito 24 horas pela Cedec.
No dia 8/2 deste ano, quando houve a elevação do nível de emergência da Barragem Sul Superior para o nível 2, 454 pessoas que residiam na Zona de Autossalvamento (ZAS) foram, preventivamente, evacuadas de suas casas e permanecem até o momento em hotéis, pousadas ou residências de parentes. Foram instalados pontos de bloqueio para impedir o acesso à ZAS.
Neste momento, a nova alteração do nível de emergência da barragem gera medidas preventivas para a população que vive na chamada Zona de Segurança Secundária (ZSS).
A ZSS é uma área fora da ZAS, mas também constante no mapa de inundação. Isso equivale dizer que a ZSS é uma região potencialmente afetada em caso de rompimento, mas que permite, pela distância em relação à barragem, condições de segurança e maior tempo para evacuação no caso de colapso.
Agência Minas