Manhuaçu sedia Pré-Forea

374
preforea-2013-manhuacu
Mais trinta municípios estiveram representados no encontro preparatório

Aconteceu, na ultima quinta-feira, 25, o Pré-ForEa – Pré-Fórum Regional de Educação Ambiental. Essa reunião tem como objetivo prepara os municípios envolvidos para o ForEa, que acontecerá em no mês de junho. São, aproximadamente, 36 municípios envolvidos neste ano. Os representantes das cidades receberam as fichas de inscrição e poderão indicar aqueles que participarão do evento. 

O ForEA – Fórum Regional de Educação Ambiental – tem o propósito de estimular as articulações entre os municípios da região, facilitando a participação no processo de educação ambiental, uma ferramenta fundamental para sensibilizar a população nas questões ecológicas, sobretudo para com a conservação do meio ambiente. Em Manhuaçu a atividade é coordenada pelo CIEA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais Zona da Mata, Pólo Carangola.

O Fórum tem o objetivo principal de envolver os atores sociais representantes dos municípios, tais como professores de escolas públicas e privadas, agricultores rurais, representantes da EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural, IEF – Instituto Estadual de Floresta, ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Polícia Militar do Meio Ambiente, secretarias municipais de Agricultura, de Meio Ambiente, de Educação, superintendências regionais de Ensino, sindicatos de Produtores e dos Trabalhadores Rurais, comitês e agências de bacias hidrográficas, instituições de ensino superior, ONG’s e outros segmentos da comunidade.

Esse será o oitavo encontro, no ano passado o publico do Fórum foi de quintas pessoas. Para 2013, serão disponibilizadas mais cem vagas visando atender melhor os municípios participantes. 

IMPORTÂNCIA DO PRÉ-FOREA

DSC_0017Este evento foi idealizado com o intuito de repassar aos municípios do pólo da CIEA, Pólo Carangola, informações relevantes para o fortalecimento do espírito de conservação e preservação ambiental. Betty Giovannoni, coordenadora do CIEA, destacou que a principal finalidade do Pré-ForEa é preparar a equipe que vai participar das atividades.

O tema central será “Conectividade Sócioambiental Brigadeiro/Caparaó”. As abordagens no Fórum levarão em conta principalmente as características da cidade que sedia. A atividade ocorrerá entre os dias 19 a 21 de junho, na AABB.

O Prefeito Nailton Heringer esteve presente na abertura da reunião e falou da importância de Manhuaçu sediar esse evento. A secretária de municipal de Educação de Manhuaçu, Gelvania Câmara Marques, também acompanhou o encontro. “Hoje a preservação do meio ambiente não é um problema do Governo, é um problema do cidadão, por isso a importância de abordar o tema nas escolas. O Fórum em Manhuaçu vai despertar essa consciência adormecida em muitos” – enfatizou a educadora.

Três projetos estão em desenvolvimento nas escolas de Manhuaçu por meio do ForEa. O primeiro, o “Vitrô”, envolve os alunos da rede municipal e estadual de ensino em um concurso de desenho, os onze melhores serão pintados nas janelas do salão de festas da AABB; no segundo, “A cidade que queremos e a cidade que não queremos”, os alunos apresentarão por meio de fotos a cidade ideal, essas fotos serão expostas durante a feira do ForEa; e o terceiro trata-se de um diagnóstico municipal e regional. Neste estudo, cada escola de ensino médio estará analisando vários indicadores sociais, ambientais, econômicos e demográficos. Essas informações serão passadas para o ForEa, que transformará os dados em um case. Esse case poderá ser usado nas universidades e também pelos palestrantes, que poderão abordar temas adequados ao município e região.

Aletheia Menks

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui