Ao chegar o mês de agosto, ocorrências de incêndio em pastos e matas começam a ser cada vez mais freqüentes no dia-a-dia das Corporações Bombeiro Militar. Já neste mês foram registrados 7 focos de incêndio sendo o de maior proporção o ocorrido na madrugada de hoje.
O 6° Batalhão recebeu a chamada de incêndio às 00:45 horas referente a um incêndio situado próximo a estrada de acesso a Usina de Asfalto, no bairro Atalaia, limite com o Pico da Ibituruna. O incêndio, considerado criminoso foi extinto por volta das 09:45 horas desta manhã. Com o uso de abafadores, água e outros equipamentos uma equipe de bombeiros apoiada por moradores locais e pela Polícia do Meio Ambiente debelaram o incêndio. A área atingida totalizou aproximadamente 40000m² de área verde queimada.
Neste ano foi realizado em conjunto com a Vale do Rio Doce uma campanha contra as queimadas com o tema “Nesta época do ano, um pequeno descuido pode virar um grande problema. Evite queimadas.” A Corporação tem se preparado para estas eventuais ocorrências sempre estando em alerta e atendendo com maior rapidez possível a estas chamadas.
“A atividade de combater incêndios florestais é complexa, seja por sua extensão ou por sua localização (encostas, morros, várzeas, precipícios e outros lugares de difícil acesso). Além de prejudicar a fauna e a flora, o incêndio florestal traz grandes malefícios à população atingida, podendo se propagar para indústrias, estabelecimentos comerciais e centros urbanos. A realização de queimadas em vegetação para limpeza de terrenos é proibida em tempos de estiagem e só podem ser feitas com autorização do órgão ambiental responsável e, mesmo assim, devem ser acompanhadas de cuidado como feitura de aceiro (espaçamento sem cobertura vegetal ou desbastado em volta das matas) para evitar a propagação das chamas. O aceiro deve ter, pelo menos, o dobro da vegetação mais alta da área a ser queimada.”