Emater-MG incentiva o cultivo de seringueira em Muriaé, na Zona da Mata

311

seringueira-em-muriae1Um Dia de Campo será promovido no município. Temas como extração de látex, tecnologia de plantio e manejo serão abordados no evento

Nesta sexta-feira (14), será realizado em Muriaé, Zona da Mata mineira,o Dia de Campo sobre Seringueira. O evento, que tem o objetivo de estimular o cultivo da seringueira no municício, é promovido em parceria pela Emater-MG, prefeitura, Sítio Buganvília e Michelin.

Diversos temas serão abordados durante o evento. Entre eles, a extração de látex, tecnologia de plantio, manejo e perspectivas para a cultura da seringueira. O dia de campo contará com a participação do presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno. Para ele, a iniciativa irá “enfatizar o potencial que a atividade representa de melhoria econômica e social da região”, afirma.

O município de Muriaé tem 15 produtores que investem no cultivo de seringueira e na extração de látex coagulado. Ao todo, são 350 hectares destinados à cultura e mais 106 em formação. Os produtores chegam a produzir cerca de mil toneladas/ano de látex coagulado. O produto é vendido, em média, por R$ 3,00 o quilo. Os principais compradores são a Cooperativa de Seringalistas de Leopoldina e a empresa Michelin.

Segundo o extensionista da Emater-MG, Robério Torres, “a atividade é uma alternativa de renda para produtores e tem ajudado na melhoria da qualidade de vida de suas famílias”. O manejo da cultura é simples e, geralmente, as seringueiras se tornam produtivas a partir do sétimo ano.

A Emater-MG presta toda assistência aos produtores. Há cerca de 30 anos, a empresa tem estimulado o crescimento da atividade no município. “Os produtores que permaneceram no setor estão tendo um bom retorno econômico. Nosso papel como extensionista, vendo a possibilidade dessa cultura beneficiar a agricultura familiar, é atender as demandas levantadas e organizar eventos para possibilitar que os produtores tomem decisões mais seguras”, diz o técnico da Emater-MG, Francisco Ofeni Silva.

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui