Manhuaçu é elevada a Comarca de Entrância Especial

244

Por Devair Guimarães de Oliveira

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em audiência solene, realizada no Fórum Desembargador Alonso Starling às 17 horas do dia 18 de novembro de 2011, presidida pelo desembargador Paulo Cezar Dias, que representou o presidente do TJMG, realizou-se a instalação da 2ª Vara Criminal de Execuções Penais e Cartas Precatórias Cíveis e Criminais da Comarca de Manhuaçu. Prestigiaram a cerimônia representantes do Ministério Público, advogados da comarca, autoridades e lideranças de vários segmentos.

O desembargador Paulo Cezar Dias, disse que a instalação da nova jurisdição é um avanço para a comarca. Ressaltou ainda, que frente ao avanço da criminalidade, que para ele, expressa a realidade econômica e política de um país, a magistratura tem buscado garantir a aplicação da lei fazendo Justiça. “O aumento da demanda de Manhuaçu, uma comarca importante e muito expressiva em nosso estado, exigiu essa mudança. Agora, com a implantação da nova vara, vamos dividir a competência da área criminal e, com certeza, o cidadão será beneficiado”, afirmou.

O diretor do Foro, juiz Walteir José da Silva, lembrou que a instalação da 2ª Vara Criminal era uma reivindicação de toda a comunidade de Manhuaçu, pois nos últimos anos, chegou-se a conclusão de que era indispensável que a Comarca recebesse mais uma vara para atender às crescentes necessidades do serviço criminal e das questões relacionadas à infância e juventude, com isso acumulando bastante serviço para apenas um juiz. Dr Walteir agradeceu a colaboração das autoridades locais e estaduais para a instalação da nova vara, em especial ao Prefeito Adejair Barros, o Presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow, os juízes Vinícius Ristori e Renata Bomfim, além da OAB, Ministério Público e outras lideranças que apoiaram a reivindicação.

Dr. Walteir falou da importância dessa conquista, Manhuaçu agora está entre as 10 comarcas mais importante de Minas Gerais, a elevação será de grande relevância para os juízes e promotores, que não terão a necessidade de saírem da Comarca para se promoverem para Belo Horizonte ou cidades maiores. “Daqui mesmo tanto o juiz, quanto o promotor aguardará a promoção para a Especial. Os juízes aguardarão a promoção para Desembargadores e, os promotores para Procuradores de Justiça”, explica Dr.Walteir José da Silva.

De acordo com o Prefeito Adejair Barros, a instalação da 2ª Vara foi uma conquista de toda a sociedade de Manhuaçu, que contribuiu muito para a instalação. Para ele, com este ato, o TJMG atende uma reivindicação de nossa comarca.

O juiz Walteir José da Silva, acompanhado do Prefeito Adejair Barros, do Promotor Fábio Santana, do Juiz Vinícius Ristori e do Presidente da Câmara Renato Cezar, fez a entrega da escritura do terreno doado pela Prefeitura de Manhuaçu ao Tribunal de Justiça para construção do novo prédio no bairro Bom Pastor. O desembargador Paulo Cezar Dias garantiu empenho junto ao TJMG para defender a construção do novo fórum de Manhuaçu.
O Desembargador Paulo Cezar Dias recebeu uma placa de homenagem pelo empenho no processo de Manhuaçu. Além dele, o juiz Walteir José da Silva foi agraciado com duas placas de reconhecimento da Loja Maçônica União, Liberdade e Justiça e da Maçonaria Regional.

O judiciário de Manhuaçu espera agora a construção de um novo fórum 

Dr. Valteir comemora a conquista da elevação da Comarca de Manhuaçu, como sendo momento singular na condição de diretor do Foro, instalando a 2ª Vara Criminal. Ele diz que se sente emocionado, pois é um acontecimento que ficará na história do Poder Judiciário de Manhuaçu.

 

 

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui