Membro da União Internacional de Combate ao Câncer (UICC), a Fundação do Câncer antecipou pelas redes sociais (Facebook e Twitter) e, também, na página oficial que mantém na internet, as ações relativas ao Dia Mundial Contra o Câncer, no próximo sábado (4). A campanha mundial de prevenção e combate ao câncer deste ano tem como tema “Juntos é Possível”.
A antecipação da campanha pelas redes sociais tem como objetivo ampliar a mobilização em torno do assunto. “Você consegue ter uma abrangência maior. Não dá para ficar fora [das redes sociais]. Ainda mais quando estamos falando de prevenção e detecção precoce dessa doença”, disse a assessora da fundação Claudia Gomes.
De acordo com a UICC, mais de 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo recebem, a cada ano, diagnóstico de câncer e 7,6 milhões morrem vítimas da doença. Caso não sejam tomadas medidas eficazes de combate ao câncer, a projeção é que o número de novos casos no mundo alcançará 26 milhões até 2030, com 17 milhões de mortes. A UICC avalia que essa estimativa está relacionada à incidência da doença em países de baixa e média renda.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, a previsão para 2012 é de surgimento de mais de 500 mil casos no Brasil. O câncer é a segunda causa de morte no país, atrás apenas das doenças do coração.
Claudia Gomes disse que a campanha pretende mostrar que “é possível que essa doença seja prevenida, detectada e tratada precocemente”.
Mas ela chamou a atenção para o aumento do número de mulheres fumantes no Brasil, identificado pelo Inca desde o ano passado. “Quando a gente fala da mobilização das pessoas para uma qualidade de vida melhor, isso significa evitar fumar e evitar excesso de bebida alcoólica, além de manter uma atividade física regular e uma alimentação saudável. Esses são fatores de proteção”.
A campanha de combate ao câncer prevê a realização de dois eventos este ano, para mobilizar a sociedade: um show com vários artistas em abril e uma corrida de rua, em novembro.
Agência Brasil