LEVANTAMENTOS PRELIMINARES NÃO APONTAM CAUSAS ATMOSFÉRICAS LOCAIS!
Uma falha na transmissão de energia teria provocado o blecaute que atingiu diversos estados brasileiros na noite da terça e madrugada de quarta-feira. Os levantamentos preliminares das causas apontaram para possíveis eventos atmosféricos severos, como tempestades e vendavais, quando a queda ou avaria em torres de transmissão teriam dado origem ao problema.
De fato ocorreram fortes rajadas de vento durante a tarde/noite no Estado do Paraná (ventos acima de 75 km/h), entretanto, estas ocorrências não coincidem com o horário da falha no fornecimento de energia, que foi por volta das 22:00 horas. Não foram registradas chuvas significativas e as áreas de instabilidade mais intensas estavam localizadas mais ao norte, na divisa com o Estado de São Paulo, conforme demonstram as imagens de satélite abaixo.
Em relação às descargas atmosféricas, também não foram registradas quantidade significativa de raios na hora do blecaute. Salienta-se que, não está descartada a possibilidade danos causados por eventos atmosféricos em áreas mais afastadas, como nas longas linhas de transmissão entre o norte do Paraná e o restante do Sudeste, proporcionando um efeito acumulativo no sistema, que poderia repercutir em Itaipu. Especificamente na Usina, não foram observados eventos severos no horário da ocorrência.