Professores protestam em frente o Paço Municipal de Manhuaçu

291

Professores municipais de Manhuaçu, cansado com o descaso do prefeito, fizeram assembléia hoje 30 de maio de 2012 pela manhã na Câmara Municipal de Manhuaçu e decidiram fazer Operação Tartaruga a partir de segunda-feira e continuar negociando com o prefeito, a esperança da categoria é que amanhã na Câmara Municipal os vereadores votem a lei que contempla o desejo dos professores, caso contrário, além da Operação Tartaruga poderá ser deflagada uma  greve.

Professores de Manhuaçu poderão entrar em greve

Andreia Aparecida Alves trabalha na Escola Municipal Ponte da Aldeia e faz sua avaliação do processo em que estão reivindicando piso salarial. “Muito positiva, porque aqui em Manhuaçu as coisas ficam muito ocultas e só é feito o que convém a uma pequena minoria, então agora eu vejo que a categoria está lutando buscando os seus interesses fazendo com que sejamos mais valorizados e a união faz a força apesar de estar um pouco lento eu vejo como positivo”, disse Andréia.

Ela falou também sobre os problemas pelos quais passou o sindicato e da direção atual:

“O trabalho do sindicato não é tão claro para todo mundo, mas em relação agora ao movimento eu vejo muito positiva a ação do desenvolvido, porque sem ele nós não estaríamos tão organizados legalmente, este momento para nós educadores é muito importante; tudo acontece porque nós deixamos tudo passar e contribuímos com o sindicato porque que não exigimos a prestação de conta,  elegemos os vereadores porque que não exigimos que eles venham fazer valer o piso salarial, então tudo parte primeiro de nós, somos enganados porque  nos deixamos ser enganados”. Afirmou Andréia

Andréia continuou falando a respeito do valor do piso salarial que os professores estão reivindicando e da possibilidade de que a greve se estenda.

“ O piso  salarial está bem inferior ao que determina a lei federal e quanto a greve isso irá depender muito mais do prefeito do que da categoria, porque a categoria está trabalhando em prol de fazer cumprir a lei se  vereadores e prefeito fizerem o mesmo. Apesar de esperar uma presença maior dos professores, sendo a primeira assembleia muita gente fica com medo de perder alguns direitos, eu acredito que na próxima a gente vai ter mais presença dos profissionais da educação.

Esperamos mais 5 dias úteis para eles analisarem o projeto que  mandamos e foi marcada uma nova reunião e o prefeito não compareceu deixando os professores mais uma vez decepcionados”. Concluiu Andréia

Eliane Faustino Knupp, do CEI, Monteiro Lobato no Engenho da Serra na escola que atende educação infantil, faz sua avaliação  de todo o processo que está em andamento.

“O que eu tenho observado que nada mais é do que do uma busca uma reivindicação dos nossos direitos, só que às vezes eu vejo que é uma coisa um pouco desorganizada que nós como educadoras temos que nos organizar sem ter esse objetivo de baderna de conversas paralelas, palavras jogadas ao vento e procurar tomar postura de educador reivindicando os nossos direitos e sem muita anarquia, nós temos que nos manter organizados em busca desse direito que é nosso, é um salário digno para toda a nossa classe. Disse Eliane

Ela prossegue falando a respeito das propostas da prefeitura.

“A proposta que a prefeitura tem nos feito tem sido estudada e analisada, eles não atendem aos nossos objetivos nós gostaríamos de alcançar um patamar maior do que nos foi oferecido, mas o que nós vemos é essa busca pela reivindicação salarial ela vai continuar e vamos procurar nos organizar melhor para que possamos ser atendidos de uma forma mais justa que é a forma que vem mantendo, que vem do governo federal para nós, infelizmente nós marcamos toca ai, deixamos de entrar em um prazo determinado, nós não estamos amparados mais por esse prazo devido a eleição que está próxima a chegar, mas com certeza nós chegaremos ao um consenso de uma forma organizada , de uma forma digna e chegaremos a negociar e com certeza ele a de nos atender é a nossa expectativa”. Explica Eliane

Eliane falou ainda do aumento oferecido pela prefeitura.

“Esse aumento que nos propuseram, de R$35 00 (trinta e cinco reais),a gente está achando ele insignificante,  mas já está sendo negociado e com certeza vamos ter sucesso. Já tem três reuniões que nós temos vindo aqui parando o nosso dia e sempre voltamos com a mesma posição, nada resolvido estaca zero, mas esses 05 dias para quem tem perdido esse tempo até agora eu acredito que vai ser dado e a nossa esperança que dentro desses 05 dias nós possamos ter uma resposta positiva, porque daí pelo que eu tenho visto o movimento da turma, o movimento do professorado eles já estão partindo para outras medidas no qual não vai ser lucro para ninguém, todos nós vamos sair perdendo o aluno, a cidade e também a nossa classe de professor. Disse Eliane

Eliane falou também de como a greve pode ser evitada.

“Se o pessoal da prefeitura tiver um bom censo essa greve será evitada, isso está nas mãos deles, nesses *05 dias ai está para ser negociado sem pressão, sem muita baixaria da nossa parte,  eu acredito que nós vamos chegar ao um resultado positivo, porque esse ano está bem propício a isso e eu creio que aquele que agir de bom censo o resultado vai ser favorável a ele.  Eu acho que agora é hora de esperar, agora é hora abaixarmos a guarda esperar o momento certo e dar essa margem de 05 dias para ser negociado, e a partir dessa resposta que a comissão vai está entrando com alguma providência”. Concluiu Eliane

*Grifo meu, Devair G. Oliveira. Os cinco dias passaram e nada foi resolvido e hoje 30 de maio os professores estiveram em assembleia na Câmara Municipal e mais uma vez ficaram falando sozinhos o prefeito não apareceu e nem mandou representante, a esperança dos professores é amanhã na reunião da câmara os vereadores votarem o que desejam os professores ou assumirem as consequências de ter uma categoria inteira trabalhando contra, afinal estamos bem perto das eleições.

3 COMENTÁRIOS

  1. E pensar Srs Professores que foi da Escola em que o Srs lecionam que saíram a classe politica que nos governa,eu no lugar desses governantes não pensaria duas vezes para entrar em um acordo que satisfaça ambas as partes e no lugar dos professores qdo tudo resolvido tb não pensaria duas vezes para educar com zelo os futuros governantes tendo a política como principal disciplina para transformar o carater dos futuros líderes.

  2. caro leitor,a greve é justa, triste, mas a única forma que tivemos para sermos ouvidos. Lamento pelos alunos que a uma hora dessas gostaria de estar na escola estudando, aprendendo.
    Quero que eles saibam que estamos lutando também por eles, que serão os novos educadores . A tia !

  3. Fiquei decepcionada com o tempo que os governantes de Manhuaçu levou para tomar uma decisão a favor dos professores municipais. Que triste!!! Eles nÃO estão pedindo aumento salarial. E sim o cumprimento de uma lei do piso salarial aprovada pelo Congresso Nacional. Foi difícil entender.
    Trabalharam noite a dentro , por vários dias.É senhores! Quem não se dedica com honestidade e justiça ao cumprimento da lei,a luz do dia. Fica sujeito a concluir suas tarefas á luz de velas .

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui