Por Devair Guimarães de Oliveira
A prefeitura Municipal de Manhuaçu mobilizou entidades, alunos escolares, para se conscientizar da necessidade de todos fazerem sua parte, o objetivo é passar algumas dicas de prevenção da Dengue e alertar as crianças e adolescentes para que sejam multiplicadores dessa informação levada aos pais para que estes entendam a importância de se manter sempre em alerta quanto ao impedimento da proliferação da doença.
Falaram sobre a Dengue: a Coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, Presidente da OAB/ Manhuaçu advogado Alex Barbosa, vereador Sargento Anízio, vice-prefeito Gullivert e o prefeito Nailton Heringer.
O combate a Dengue é uma obrigação de todos. Aa imprensa tem um papel fundamental em campanhas que objetivam o bem estar da população, é por isso que mais uma vez o nosso jornal impresso e online vem divulgando as ações realizadas em Manhuaçu. Algumas dúvidas sobre a dengue e seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Abaixo você encontrará uma série de perguntas e respostas que vão lhe auxiliar na prevenção dessa doença que tem matado centenas de pessoas em nosso país.
Sobre o Mosquito da Dengue
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam tanto durante o dia como à noite. Os transmissores, principalmente o Aedes aegypti, se reproduzem dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, etc.). A transmissão pelo Aedes albopictus não é comum porque o mosquito não costuma frequentar o domicílio como o Aedes aegypti.
O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
Como a Dengue é Transmitida
A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.
Ambiente ideal para a propagação do Mosquito da Dengue
As fêmeas e os machos (que geralmente acompanham as fêmeas) ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre.
As cidades possuem as condições propícias para o desenvolvimento do Aedes aegypti, principalmente aquelas em que a temperatura gira em torno de 25º a 30º, e apresentam índices de 70% a 80% de umidade relativa do ar, são primordiais para o desenvolvimento do mosquito e, principalmente, para manter os ovos viáveis mesmo fora d’água. Por isso, o combate de todos aos focos do vetor é muito importante.
É fundamental conscientizar as pessoas de que combater o mosquito da dengue, além de responsabilidade dos órgãos governamentais que deveriam encarregar-se do saneamento básico, abastecimento de água e de campanhas educativas permanentes, requer empenho de toda a sociedade, uma vez que o Aedes aegypti pode encontrar, em cada moradia e arredores, ambiente propício para sua proliferação.
Como é trado o caso de Dengue em países como os Estados Unidos e outros países avançados? Não se tem uma notícia precisa, mas alguns relatos dizem que EUA, CANADÁ, TODA A EUROPA E PARTE DA ÁSIA, não existem Dengue. Considerando os dados levantados pela Fundação Nacional de Saúde de que o mosquito vetor “foi erradicado duas vezes do Brasil, em 1955 e 1973, e que, com o relaxamento da vigilância entomológica ocorrido no final da década de 70 e início dos anos 80, foi reintroduzido, instalando-se definitivamente no país”, conclui-se que o trabalho de combate deve ser permanente e contínuo.
Desse modo, algumas medidas elementares podem ser tomadas individual e coletivamente para auxiliar na erradicação do Aedes aegypti: vasos de flores ou plantas – a vasilha que fica sob o vaso para recolher a água excedente deve ser mantida seca.