Por Devair G. Oliveira
Uma “Caminhada Pela Vida” organizada pelo COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), marcou o Dia Internacional de Combate às Drogas em Manhuaçu na manhã desta sexta-feira, 26. Estudantes de várias escolas, das redes municipal, estadual, associações e pais de alunos participaram da passeata, que partiu da Rua Faustino Amâncio, próximo ao Estádio JK, até a Praça Cordovil Pinto Coelho.
Também prestigiaram a passeata, o Prefeito Nailton Heringer, acompanhado dos secretários, Trabalho e Desenvolvimento Social, Macilon Breder, Educação, Gelvânia Câmara, Pastor Anderson e o vereador Anízio Gomes.
Os participantes exibiram durante o trajeto, faixas e cartazes marcando assim a conscientização da sociedade dos graves problemas do uso de drogas que é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usando drogas ilícitas.
O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas. O Ministério da Saúde investe em política de saúde específica para o combate as drogas.
O Estado de Minas também através da Secretaria de Saúde mantém políticas voltada para o combate as drogas. “O tratamento de um paciente que faz uso abusivo de drogas é bastante complexo, pois geralmente eles apresentam demandas que vão muito além da saúde. Na maioria das vezes eles estão em um contexto de vulnerabilidade social, necessidades que estão muito além do que apenas as drogas. É preciso colocar as drogas entre parênteses e colocar o indivíduo da centralidade do atendimento”, ressalta. O Coordenador Adjunto de Saúde Mental Álcool de outras Drogas do Ministério da Saúde, Fábio Trino.
O problema só será amenizado quando todos empenharem nesta luta, e Manhuaçu através da prefeitura está fazendo sua parte, outro brilhante trabalho, feito no país pela Polícia Militar é o PROERD, (Programa Educacional de Resistência às Drogas), Manhuaçu e região, conta com o trabalho assíduo de incansáveis policiais do 11º BPM com sede em Manhuaçu.
O evento contou com apresentações musicais, teatrais e de dança, com a Banda do 11º BPM, o conjunto da AABB Comunidade e as oficinas de teatro e música do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. “Um evento extremamente positivo, quero parabenizar o COMAD e todos os envolvidos e presentes” – avalia o prefeito Nailton Heringer. “Temos que caminhar contra as drogas e a favor da vida, não há outra alternativa. A droga destrói as pessoas, temos visto isso” – preocupa-se Heringer. “O Governo de Manhuaçu tem estado atento e eu conclamo a todos para que se envolvam nessa luta, para que tomem uma atitude, precisamos fechar nossos lares para esse grande mal” – diz o prefeito.
“O evento foi muito bom, as escolas atenderam ao nosso chamado, o objetivo de realmente passar uma mensagem de preocupação com esse problema foi alcançado” – comemorou o presidente do COMAD, Luiz Veras. “Tivemos diversas outras instituições nos apoiando, as autoridades, e queríamos agradecer a todos. É a primeira caminhada que organizamos e consideramos que foi um sucesso, outras virão” – finaliza Veras.
“Temos a grande preocupação com essa causa, enquanto autoridades, e hoje aqui, com a sociedade civil organizada presente, toda comunidade fazendo essa caminhada e dizendo não às drogas, elas estão aí, destruindo a sociedade, não só em Manhuaçu, mas no mundo, não podemos estar inertes” – disse o representante do Legislativo cabo Anízio.