Fundação Clóvis Salgado recebe, mezzo-soprano Luciana Monteiro de Castro

333
Fundação Clóvis Salgado recebe a mezzo-soprano Luciana Monteiro de Castro e a pianista Guida Borghoff

A Fundação Clóvis Salgado recebe na próxima edição do projeto Quarta Erudita, no dia 1º de junho, a mezzo-soprano Luciana Monteiro de Castro e a pianista Guida Borghoff. O evento será realizado às 19h30, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. Os ingressos custam R$ 8,00, com meia entrada conforme a lei. O programa da apresentação será composto por poemas musicados de uma série de poetas, dentre eles Olavo Bilac e Luis Guimarães Filho. Os arranjos foram feitos pelo compositor Alberto Nepomuceno.

Quarta Erudita

O projeto privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos diferentes. Em 2011, o Quarta Erudita terá sete edições – uma por mês até novembro -, recebendo diversos talentos nacionais da música erudita. A proposta desta edição é abrir espaço para grandes pianistas nacionais e para cantores de carreira em ascensão. Criado em 2002, o Quarta Erudita tem o objetivo de valorizar o artista e abrir espaço para o intérprete e para divulgação do canto lírico e da música instrumental.

Luciana Monteiro de Castro

Natural de Belo Horizonte, iniciou-se na música no Coral Julia Pardini. Formou-se em Canto na UFMG, com Marilene Gangana, e no Conservatório Nacional em Lisboa, com Elsa Saque. Estreou aos 22 anos como solista da II Sinfonia de Mahler, sob regência de David Machado. A partir de então, foi solista em diversas obras sinfônicas e óperas sob regência dos maestros Holger, Isaac Karabtchevsky, Emilio de César, Silvio Viegas, Charles Roussin, Carlos Alberto Fonseca, Marcelo Ramos, Iara Fricke, Luis Fernando Malheiro, dentre outros. Cantora especialmente interessada na música brasileira, conclui mestrado e doutorado abordando a canção de câmara brasileira, com enfoque especial na obra de Helza Camêu. Professora de canto desde 1994, leciona na UFMG desde 2002, onde desenvolve trabalho de ensino, pesquisa e extensão junto ao grupo “Resgate da Canção Brasileira”, realizando a gravação, a edição e a divulgação desse importante repertório. Vem trabalhando com o compositor Elomar Figueira Mello desde 1997, autor que muito bem representa a interface entre o erudito e o popular na música brasileira.

Guida Borghoff

Pianista de vasta experiência como recitalista e camerista, trabalhou com coros e elencos de óperas no Teatro Municipal de São Paulo por vários anos. Sua formação teve início com Joseph Kliass, tendo estudado ainda com Jacques Klein e Arnaldo Estrella. Na Alemanha, em Freiburg, sob orientação de Fany Solter e Helmut Barth, completou o mestrado em Música de Câmara em 1975. Em 1995, em Karlsruhe, também na Alemanha, concluiu o doutorado em Liedbegleitung, sob a orientação de Hartmut Höll e Mitsuko Shirai. Sua carreira inclui atuações ao lado de músicos como Boris Belkin, Antônio Menezes, Simon Blech, Celine Imbert, Eliane Tokeshi, dentre outros. Desde 1996, é professora de piano e música de câmara dos cursos de extensão, graduação e mestrado da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o grupo “Resgate da canção brasileira”. Com o grupo, gravou o cancioneiro de Alberto Nepomuceno, Helza Camêu, Lorenzo Fernandez e Francisco Braga. Participou nos últimos cinco anos de mais de 50 recitais de divulgação da canção brasileira, tendo apresentado com Luciana Monteiro, em 2007, obras de compositoras brasileiras em duas edições do Encuentro Internacional Mujeres en el Arte, no México e Espanha. Lançou em 2008 um CD de canções de F. Liszt com o tenor brasileiro, radicado na Alemanha, Reginaldo Pinheiro.

Programação 2011 da Quarta Erudita

Dia 6 julho – Leoni Werner (piano)

Dia 3 agosto – Lílian Assumpção (canto) e Mauro Chantal (piano)

Dia 14 setembro – Eduardo Hazan (piano)

Dia 5 outubro – Oscar Marcos Tibúrcio (piano)

Dia 9 novembro – Alda Mattos (piano)

 

Agência Minas

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui