Exposição de máquinas e equipamentos traz novidades para a indústria

381
Primeiro dia de visitação da 39ª Expomaq

Exposição de máquinas e equipamentos traz novidades para a indústria laticinista no Congresso Nacional de Laticínios. Teve início nessa terça-feira (12), a programação que integra o 28º Congresso Nacional de Laticínios (CNL) em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A abertura do Congresso Científico, realizada na parte da manhã, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) contou com as presenças do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Este ano, os congressistas discutem o tema “Qualificação: Fator Determinante para o Sucesso do Setor Laticinista”, com participação do público em 15 palestras e seis minicursos. São cerca de 300 participantes, entre pesquisadores, professores e estudantes de universidades e de cursos técnicos, além de profissionais das indústrias do setor lácteo.

O secretário Elmiro Nascimento e o presidente da Epamig, Antônio Lima Bandeira, também participaram da abertura do III Fórum das Américas: Leite e Derivados, organizado pela Embrapa, que pelo terceiro ano integra a programação do CNL. O presidente da Epamig moderou o painel “Situação Atual e Perspectivas da Produção de Leite na China e no Brasil”, que contou com a participação de missão de 21 chineses.

A 28ª edição do Congresso Nacional de Laticínios está sendo realizada no Expominas Juiz de Fora e nas dependências do ILCT até esta quinta-feira (14). O evento é tradicional no setor de laticínios e considerado o maior do Brasil em difusão de tecnologias sobre leite e derivados, além de referência na América Latina como fórum para apresentação de pesquisas e desenvolvimento de lácteos. O Congresso reúne os principais especialistas do Brasil e do exterior, grandes e pequenos laticínios do país e abre espaço para o lançamento de novos produtos e tecnologias ao mercado consumidor.

Expomaq

A 39ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a 38ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) também foram abertas nessa terça-feira (12), no Expominas Juiz de Fora. Participam 124 empresas do Brasil e do exterior. Dentre as novidades, os visitantes podem conhecer equipamento que verifica fraudes no leite por adição de água e/ou uso de reconstituintes. O equipamento explora o monitoramento de propriedades físicas alternativas. É portátil, leve e de simples utilização. A Expomaq apresenta também diversas tecnologias em embalagens, envase e fabricação em pequena escala.

De acordo com o coordenador da Expomaq, Mairon Mesquita, a expectativa é superar o público registrado em 2010, de 16 mil pessoas, e também o volume de negócios gerados, que na edição anterior chegou a R$ 140 milhões.

Expolac

Na Expolac as indústrias antecipam as novidades que serão apresentadas ao mercado consumidor, através de produtos inovadores. Este ano, estão expostos cerca de 800 produtos lácteos, entre queijos, doces, manteigas, iogurtes e bebidas lácteas.

Também nessa terça-feira (12), os 30 juízes do 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos iniciaram as atividades. Das 11 categorias inscritas, foram avaliados Destaque especial, Parmesão, Requeijão, Reino e Provolone. Participam 63 laticínios dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará e Rio de Janeiro, além de Minas Gerais. Na manhã desta quarta-feira (13), no ILCT, os juízes avaliaram as categorias Minas padrão, Manteiga, Gorgonzola, Gouda, Prato e Doce de leite. Os vencedores serão anunciados nesta quinta-feira (14), durante o encerramento do Congresso.

 

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui