Por Devair G. Oliveira
Centenas de pessoas compareceram na manhã de segunda-feira, na Praça Cinco de Novembro e Cordovil Pinto Coelho, centro da cidade de Manhuaçu, para assistirem ao desfile cívico comemorativo ao 193º aniversário da Independência do Brasil. A atividade foi organizada pela Prefeitura de Manhuaçu, através das Secretarias de Cultura e de Educação.
Neste ano, o tema foi: “Sustentabilidade – O Planeta pede Passagem”, destacando a importância de cuidar das nascentes e rios do município. O desfile surpreendeu, pois, os brasileiros estão tristes e alguns até revoltados com a crise econômica e corrupta em que vive o país. Nas capitais o público foi reduzido, mas Manhuaçu teve um público maior que ano passado, mas ainda bem longe dos anos 60 a 80, onde o público era maior e mais receptivo.
Foi um desfile simples, correspondendo a escassez de recursos, porém, didático e pedagógico passando um recado ao público presente. Todas as escolas seguiram o tema apelando a população a necessidade de preservar as nascentes, rios e economizar água.
A abertura foi feita com o hasteamento das bandeiras: do Brasil pelo Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar – Tenente-coronel: Sérvio Salazar; de Minas Gerais pela Professora Abla Slaibi Pereira; Academia Manhuaçuense de Letras e do município pelo Prefeito de Manhuaçu Nailton Heringer.
Durante o evento, algumas escolas lembraram e homenagearam os professores que tiveram a vida ceifada na última sexta-feira, 4, em acidente de carro.
No palco, as autoridades do município: prefeito municipal Nailton Heringer, secretários de Governo, alguns vereadores, o comandante do 11º BPM Batalhão de Polícia Militar, Sérvio Salazar, e o comandante do 2º Pelotão do Bombeiros, Tenente Flávio Mota.
Abriram o desfile a Polícia Militar e os Bombeiros, seguida pelos agentes da SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública, ainda participaram do desfile escolas municipais e estaduais e alguns clubes de serviços como Rotary e Maçonaria, e os servidores do SAMAL – Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana, Grupo de Escoteiro de Manhuaçu, APAE, Asilo São Vicente de Paula. O Colégio Tiradentes foi a primeira escola a desfilar. Na sequência foi a escola de Vila Nova.
Segundo a Secretaria cerca de 20 instituições participaram da comemoração, o esmero dos participantes arrancou aplausos do público.
Encerrando a comemoração, o grupo de Capoeira Corpo e Ginga agradou bastante o público presente se apresentando ao longo de todo trajeto do desfile e depois em roda de capoeira em frente o palanque. Os motoqueiros da AMMAR Associação de Motociclistas de Manhuaçu e Região fizeram uma ala em frente o palanque abrindo passagem para os jeepeiros do Jeep Club Manhuaçu que encerram o 7 de setembro em Manhuaçu, ao som do ronco dos motores.