Na próxima segunda-feira (29), às 19h, na Praça da Estação, centro de BH, será realizada solenidade especial em comemoração ao aniversário de 100 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A cerimônia será marcada pela entrega da medalha Dom Pedro II, principal comenda da corporação, a 237 autoridades e personalidades do Estado e pelo lançamento do “Selo do Centenário”.
Além dos militares, políticos e jornalistas agraciados, os músicos Saulo Laranjeira e Marcos Viana também serão homenageados, representando a classe artística. Durante a solenidade será feito um minuto de silêncio em homenagem aos bombeiros falecidos em serviço nos cem anos de história e apresentado um vídeo institucional com o dia-a-dia da corporação. A cerimônia termina com um desfile da tropa e com uma grande queima de fogos.
História
Criado no dia 31 de agosto de 1911, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atendeu, em 2010, mais de 294 mil ocorrências em todo o Estado. Com um efetivo de 5,6 mil homens, a corporação é responsável também pelo atendimento de 78% da população mineira. Os recursos da Taxa de Incêndio criada em 2004 possibilitaram o reaparelhamento da frota, que hoje conta com mais de 1,1 mil modernas viaturas, destinadas à missão de salvar vidas.
No início deste ano, a instituição criou a Academia de Bombeiros Militar, recentemente reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como instituição de ensino superior. O curso de formação de oficiais ministrado pela escola também deverá ser reconhecido como bacharelado em Ciências Militares – Prevenção e Gestão de Catástrofes.
Nesses cem anos, a corporação teve participação de destaque em ocorrências históricas como o rompimento da barragem da Lagoa da Pampulha (1954); os incêndios no Mercado Municipal (1959), na Assembleia Legislativa (1959), no Edifício Maleta (1961) e no Mercado Novo (2004) e o desabamento na Vila Barraginha (1992); entre tantas outras.
Comandado atualmente pelo Coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, o Corpo de Bombeiros tem, na população, o seu maior parceiro, principalmente nas atividades de prevenção que, no ano passado, representaram cerca de 25% das ocorrências.
Em uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Estado de Defesa Social, em junho deste ano, a corporação aparece com um índice de 84% de credibilidade e confiança junto ao povo mineiro.
Agência Minas