Manhã de sol, 11 de dezembro, a Praça Cordovil Pinto Coelho, centro, foi marcada pela alegria contagiante dos 1016 (mil e dezesseis) “proerdianos”, alunos do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, com camisetas de cor vermelha que coloriram a Praça.
PASSEATA CONTRA DROGAS
Com saída do Estádio JK, os proerdianos caminharam em direção ao local da formatura, embalados pela Banda de Música do 11 BPM, que seguia a frente das 17 (dezessete) escolas participantes da formatura.
MOMENTO DE MUITA VIBRAÇÃO.
As pessoas que presenciaram o evento se emocionaram quando os formandos cantaram o hino Nacional. Outro momento de grande euforia foi a comemoração de cada escola, quando era citado o nome do aluno ganhador do troféu pelo Mestre de Cerimônia, Tenente Schuab, prêmio este dado aos alunos que fizeram as melhores redações.
JURAMENTO
Antes do juramento solene dos proerdianos, de dizer não às drogas e a violência e respeitar as autoridades constituídas, o Comandante do 11 BPM, Tenente Coronel, Ney de Castro Brito, falou da importância da parceria, família, escola e polícia, que sem dúvida fortalece os laços da família e cidadania, parabenizando os 1016 formandos.
O comandante do 11º BPM Ten. Cel. Ney de Castro Brito e o Coordenador do Proerd o Tenente Márcio após a solenidade falaram a imprensa local.
Ten. Cel. Ney de Castro – “Foi um projeto iniciado em Los Angeles, estamos em Minas, especificamente em Manhuaçu, desenvolvendo e trabalhando com garra, parabéns a todos os professores, diretores e principalmente aos formandos, que se ficarem longe das drogas nossa sociedade será muito melhor. O que nós queremos é uma sociedade melhor, não temos que ficar prendendo ninguém, basta cada um amar ao próximo para que possamos crescer e é muito bom percebemos hoje a festa e a alegria de cada formando, uma alegria que contagia a todos até quem está de fora, percebemos que realmente é um projeto que dá certo e que vai produzir bons frutos.” Disse o comandante
Coordenador do Proerd do 11º BPM de Manhuaçu Tenente Márcio Roberto de Souza – “O que mais nos motiva a continuar com esse trabalho é o carinho com as crianças, a amizade que temos com elas, de maneira com que vão se passando os anos e encontramos com eles na rua já como adolescentes, alguns já namorando, outros casando, como fui o primeiro professor da cidade vejo alguns alunos que já estão na idade adulta e com sua vida feita, mas não esquecem de nós, matem um carinho conosco que é muito importante para nós enquanto Polícia Militar, enquanto cidadão, enquanto pessoa que tem esse vínculo de conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e semear mensagens positivas para que essas pessoas possam viver melhor.
No 11º Batalhão já alcançamos a marca de mais de 20 mil alunos, estamos em pleno crescimento, no ano que vem vamos implementar um programa novo que é voltado para a pré-escola, além do 5º ano, 7º ano e de um programa voltado para os pais nós já começamos esse semestre no ano que vem estaremos voltados para a pré-escola. É um programa que está crescendo e ampliando de maneira que possamos atingir o máximo possível de pessoas, levar essas mensagens positivas, orientações sobre os malefícios das drogas e tornar esses vínculos bons de amizade que estamos conseguindo fazer com a comunidade.
Embora seja coordenador sou professor também, tive cinco turmas esse semestre para não perder realmente esse vínculo com as turmas porque é muito importante e gostoso, temos alguns policiais militares exclusivamente nessa função aqui em Manhuaçu e nosso sonho é ampliar a quantidade de policiais militares nesse trabalho para que possamos realmente atuar na nossa condição constitucional que é a prevenção relacionada ao problema, drogas é um assunto mundial e a nossa cidade não fica longe dessa realidade, então nossa preocupação é sempre constante e temos que procurar fazer o melhor para nossa sociedade.” Disse o Tenente Márcio