Geleiras, icebergs, animais exóticos e muita aventura. Depois de viajar cerca de cinco mil quilômetros, a equipe do programa +Ação chega ao continente gelado. A série Antártida será exibida em duas edições inéditas. A estreia, nesta terça-feira (19), traz imagens inéditas de Punta Arenas, no Sul do Chile, quando a apresentadora Juliana Franqueira, e o cinegrafista Daniel Márcio embarcaram no navio Polar Brasileiro Almirante Maximiano, com destino à Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, base para o trabalho de pesquisadores e militares.
“A abordagem que damos à série produzida especialmente para o +Ação segue a linha educativa e cultural da Rede Minas. Levamos informação e conhecimento para o telespectador a partir da nossa aventura na Antártida”, frisa a apresentadora.
Durante 15 dias, Juliana viveu no continente mais gelado do mundo, onde não é permitido o turismo e as temperaturas podem chegar a 45ºC abaixo de zero. Mas a equipe da atração teve sorte, pois chegou ao verão da Antártida, com temperaturas “amenas” que variaram entre 5ºC e -4ºC.
Ao longo de toda a costa, além de liquens e musgos que afloram no verão, entre os meses de outubro e março, o degelo também deixa aparente o solo rochoso de origem vulcânica e vários ossos de baleia, lembrança do período em que a matança era deliberada em todo o território. A quantidade de ossos chamou a atenção do renomado pesquisador francês Jacques Costeau, que passou pela Antártida no início da década de 70. A partir da ossada de diferentes indivíduos espalhados pela península, Costeau montou um esqueleto de baleia perfeito para os olhos dos leigos.
O segundo programa da série revela que as pesquisas científicas marcam a presença do Brasil na Antártida e norteiam as ações da Marinha no continente gelado, determinando a expansão da estação brasileira no território. “É fantástico perceber que a Marinha trabalha ativamente para auxiliar os pesquisadores do Brasil que estão no continente”, conta Juliana Franqueira.
O +Ação vai ao ar na Rede Minas às terças-feiras, às 22h.
Aventura também pelo Sistema Solar
A Rede Minas transmite, em parceria com a TV Brasil, nova série que viaja até o espaço. Intitulada As Maravilhas do Sistema Solar, a temporada será exibida em cinco capítulos, sempre às quartas-feiras. Os telespectadores vão ter a chance de conferir a história da última década das mais de 20 missões espaciais enviadas ao redor do sistema solar.
E ainda, imagens incríveis de fontes gigantes de gelo com mais de 100 km de altura, um oceano oculto debaixo de crosta de gelo, tempestades tingidas de vermelho-sangue, cujo vértice de poeira e gases tem três vezes o tamanho da Terra, e vulcões imensos que colocariam o Monte Everest na sombra. Na estreia, o professor e apresentador Brian Cox explora a potência geradora de tudo, o sol. Tudo isso, nesta quarta-feira (20), às 23h15.
Agência Minas