A revolução de 1964 completou 50 anos no dia 31 de março, muito se tem falado sobre o assunto, parece uma via única, não se trata de defender ditadura, mas há muito exagero e inverdades, construídas após a transição sem nenhuma contestação. Vale apena fazer uma reflexão sobre o comportamento dos militares das Forças Armadas após a transição e a posse de Sarney, os militares se recolheram nos quartéis e ficaram em silencio durante todos estes ano, até porque o militar da ativa é proibido se manifestar, e aí foram construindo um Brasil com o lema ditadura nunca mais, infelizmente esse regime ditatorial foi consolidado por um seguimento militar e isso ficou cravado até hoje em todos aqueles que vestem fardas.
Não se pode condenar uma instituição para o resto da vida, por em algum momento da história sua cúpula ter tomado algumas decisões, sendo elas acertadas ou equivocadas, até quando as Forças Armadas serão depreciadas? O revanchismo precisa acabar a instituição precisa ser preservada, hoje se fala de outras ditaduras como a de Getúlio Vargas ou outros governantes que usaram o Estado e todo o poder e, no entanto, só se lembram dos nomes.
No Brasil tentaram até nomear um ministro para comandar as três forças, sendo que o cidadão não tinha nenhum preparo e nem tinha servido em uma delas, isso é revanchismo.
A esquerda brasileira precisa parar de perseguir os militares e fazer justiça salarial, até nisto os militares foram punidos, ao ponto de muitos auxiliares do Congresso Nacional, ganhar mais que um capitão piloto de um Boeing, que leva mais de 15 anos estudando e se preparando.
Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma, seis presidentes já passaram pelo comando do país e as principais reformas não foram feitas, e nosso país está mergulhado em uma violência e corrupção nunca vista, o povo está triste e sem esperança o enriquecimento ilícito de muitas pessoas ligadas ao poder.
Algumas pessoas adoram Cuba, idolatram Guevara e celebram Chávez, mais esquecem do rastro de sangue deixado por todos eles; esquecem as mazelas que afligem a todos os que ousam insurgir-se contra esse sistema tão “justo e igualitário”. Tão belo e perfeito que milhares de retirantes aventuram-se todos os anos em balsas improvisadas muitos até morreram tentando uma vida melhor.
As besteiras que são ditas devem ter também contraponto onde os leitores possam ter a oportunidade de até confrontar suas ideias, pesquisar e questionar, mas pelo menos terá o outro lado da moeda.
O Brasil inteiro clamou por uma intervenção militar, para que o país não se transformasse em um país comunista vá a Cuba, China, Rússia e outros países socialistas, será que o povo está feliz? Se o povo da Venezuela tivesse liberdade neste momento o país já teria mudado o regime, hoje não se pode esconder mais as atrocidades do mundo.
O assunto é tão parcial e levianamente abordado pelos que viveram e os que não viveram a história que agora depois de muito tempo, alguns militares resolveram se pronunciar, dando oportunidade para novos esclarecimentos, ninguém em sã consciência, ou pessoas dotadas de um pouco de senso crítico, vai negar que houve excessos por parte do Governo Militar.
E o que se tem feito ao longo dos anos em relação aos Governos Militares do Brasil é justamente ignorar o contexto histórico e analisar seus atos conforme o contexto que melhor serve ao propósito de denegri-los.
É possível que o golpe ou revolução de 1964, chame como quiser, talvez tenha livrado seus pais, avós, tios e até você mesmo e sua família de viver essa realidade. E digo talvez, porque jamais saberemos se isso, de fato, iria acontecer.
Quem acha que foi fácil aprovar uma lei e anistiar todos, a realidade foi outra, foi por muita pressão e liderança do ex-presidente Figueiredo, porque havia correntes pressionando para uma anistia mais restrita.
Cada povo tem os políticos que merece. Para aqueles que não gostam das Forças Armadas porque elas torturaram e mataram, então, seja, pelo menos, coerente.
E passe a nutrir o mesmo dissabor pelos guerrilheiros que mataram soldados inocentes, assaltaram bancos, explodiram sequestraram e justiçou, do outro lado. Mas de uma coisa podemos ter certeza, se um dia o nosso país for invadido e for necessário sacrificar a vida para defender nosso território e nossas instituições, com certeza você só verá os militares das Forças Armadas com honradez defendendo a Pátria.
Fale com a redação [email protected] – (33)3331-8409