A realidade atual da prefeitura de Manhuaçu

383

É triste para a população de Manhuaçu viver em uma situação de tanta dependência, principalmente em tempos de vacas magras como estamos atualmente: o preço do café, nossa principal economia, está muito baixo, os comerciantes já sentem a redução nas vendas. E não bastando esta realidade, os munícipes sofrem pela situação da maior empregadora da cidade, a prefeitura. Como todos sabem uma empresa para ter progresso necessita de uma boa administração.

Para fazer uma boa administração no caso do poder público, entram outras características importantes que fazem toda a diferença, uma delas é o relacionamento do prefeito e funcionários. A máquina precisa estar bem lubrificada e com todas as engrenagens sintonizadas para que tudo funcione perfeito, coisa que não acontece em Manhuaçu. Se você tirar os contratados, as maiorias dos efetivos estão insatisfeitos. O prefeito, que foi eleito com uma margem expressiva de votos, hoje não goza de boa popularidade, a cidade vive um grande impasse: “falta de dinheiro para pagar funcionários”. Quase toda semana tem uma cidade vizinha recebendo alguma coisa do governo federal ou estadual e Manhuaçu sofre uma das suas piores administrações em termos de verbas.

O prefeito já viajou bastante, encontrou com muitos empresários, políticos, será que ele não sabe como se processa o canal de entrada de verbas em um município?

Vivemos uma escassez de recursos, tanto na área estadual e federal, mas mesmo que estivéssemos vivendo anos de vacas gordas, Manhuaçu estaria do mesmo jeito, sem verbas.

O processo de distribuição de verbas se dá através de emendas parlamentares e isso se dá por intermédio dos deputados estaduais e federais. É uma troca, o governo necessita dos votos dos deputados para aprovar seus projetos, com isso a maior parte do bolo financeiro é dividida entre a base governamental, desta forma é só fazer uma análise que comprovará o que estou dizendo, veja o valor das verbas repassadas pelo PT e PMDB, são os dois campeões de distribuição de recursos para os estados e municípios e lógico evidente, estes recursos os deputados investem onde foram bem votados.

O prefeito de Manhuaçu pertence ao PDT, partido sem força política em Manhuaçu. Os partidos majoritários daqui foram: DEM, PSDB, PMDB, PPS, todos que não mantém relacionamento com o prefeito. Quem poderia interessar por Manhuaçu do lado do governador de Minas seriam os deputados federais: Lael Varella (Democrata), João Magalhães (PMDB), Paulo Abi-Ackel (PSDB) e os deputados estaduais: Sebastião Costa (PPS) e Wilson Batista (PSD). O deputado João Magalhães (PMDB) que é da base da presidenta Dilma, tem liberado boas verbas para outros municípios, os outros deputados que através do governo estadual poderia contribuir bastante com a cidade polo, o nosso prefeito não se relaciona bem com nenhum deles e com isso o povo sofre. O vice-prefeito da mesma forma, pertence ao PT, mas nem dentro do partido tem apoio suficiente, pois só entrou no PT para sair candidato, não tem história partidária e nem aliados que poderiam canalizar verbas.

Este ano, tanto o governo federal quanto o estadual tem sido generosos com as verbas, todos os dias os jornais noticiam verbas para centenas de municípios e Manhuaçu, infelizmente nunca aparece na lista.

Outra coisa que tem atravancado a cidade é a falta de diálogo do prefeito com o legislativo, essa queda de braço isolou o prefeito Nailton Heringer. Os vereadores tem feito um ótimo trabalho de fiscalização do executivo que não tem administrado com sabedoria, causando um mal estar em muitos funcionários. Ontem recebemos muitos telefonemas de reclamações dos funcionários do SAMAL os trabalhadores que limpam a cidade ficaram sem pagamentos, segundo os funcionários ele deu preferência aos salários mais altos. A realidade é que a cidade está tomando prejuízo, funcionários insatisfeitos não produzem o que poderiam. Manhuaçu precisa encontrar uma solução.

Fale com a redação [email protected] – (33)3331-8409

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui