A paz e a felicidade

373

A paz é o bem maior, a melhor de todas as qualidades que o homem pode desfrutar, dependendo dos valores que cada um aplica no seu dia a dia. Há pessoas que desfrutam de uma vida fantástica com todos os ingredientes que a felicidade pode proporcionar, vivendo em um verdadeiro mar de rosas, boa família, moradia própria, bom emprego familiares bem encaminhados, mas desprezando tudo isso começa a reclamar da vida procurando chifre na cabeça de cavalo.

São vários os pensamentos sobre o bem estar, a felicidade é dinheiro no bolso, é você casar com a moça que ama, felicidade é ganhar na loteria, de maneira que cada pessoa tem um ponto de vista sobre felicidade. Porém, penso que felicidade pode estar nas coisas mais simples da vida. Pouco tempo, fiquei sabendo que um homem deixou a presidência de uma grande empresa na Alemanha e veio para o Brasil e se estabeleceu em uma pequena comunidade no Amazonas onde nem luz elétrica existia e passou a trabalhar todo dia junto à comunidade em todos os serviços pesados, no sol na chuva e sentindo na

pele o sofrimento das pessoas que nada tinham, mas aos poucos com sua inteligência e seus conhecimentos foi ajudando a comunidade a caminhar à passos mais acertados, fundou uma cooperativa, conseguiu que uma empresa internacional juntamente com uma brasileira investisse naquela comunidade, logo foi colocado luz elétrica e muitas outras benfeitorias.

Depois de mais de quatro anos esse cidadão voltou para sua terra, mas renovado, reciclado e todos os anos ele viaja para o Amazonas onde fica pelo menos uns 15 dias, esse foi o meio em que alguém talvez desgostoso de sua vida resolve dar meia volta e mudar todo o seu posicionamento sobre sua trajetória de vida.

De dentro de sua casa, você pode ouvir o cantar do canário da terra, ou as barulhentas maritacas, sinta este momento, para muitos, isso não tem preço, a paz que abraço hoje é diferente da paz que eu sonhei um dia, a pouca idade ou a imaturidade nos faz pensar que ter paz é poder fazer o que quer, repousar na hora que bem entendermos, e jamais enfrentar uma contradição ou uma decepção. Todavia, amadurecimento nos molda, o tempo mostra que a paz é resultado do entendimento de algumas lições importantes que a vida nos oferece.

A paz está no dinamismo da vida, nos primeiros degraus que subimos, na esperança, na confiança, e na fé, ter paz é trabalhar no sentido de agradar outras pessoas e principalmente Deus, pois sem a fé é impossível agradar. Ter paz é ter certeza de que fez o seu melhor possível, ter paz é assumir responsabilidades e cumpri-las, é ter serenidade nos momentos mais difíceis, parar e pensar, ouvir e saber ouvir.

Em alguns momentos recuar é melhor que avançar usar as palavras na hora certa para construir e edificar. Ter paz é respeitar as opiniões contrárias, é esquecer as ofensas, o Senhor disse: “Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:34) O maior inimigo que o justo enfrenta para levar uma vida de fé é a preocupação. E não é somente a preocupação do presente, mas do futuro também, as preocupações sobre o futuro vêm das nossas falhas e fraquezas. O silêncio e o tempo são ferramentas poderosas para construir e manter a paz. Alguns métodos são infalíveis, estar em paz com Deus, deixar as preocupações o ajudará a sentir relaxado de um modo sobrenatural.

Manter a tranquilidade o ajudará a superar as tempestades mentais e espirituais. Estar em paz com todos, muito enriquecerá sua busca, tanto de si mesmo quanto de Deus. Ser guiado pela paz e ter atitudes coerentes o fará de você uma pessoa melhor e mais feliz.

Deus nos diz através da Bíblia que precisamos buscar a paz em tudo o que fizermos. A escolha é nossa e devemos nos preparar.

Fale com a redação [email protected] – (33)3331-8409

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui