A chuva aponta o que necessita fazer na cidade

317

As chuvas quando caem um pouco mais abundantes, apontam algumas providencias que deveriam tomar o poder público, isso ficou evidente nas últimas chuvas que caíram em Manhuaçu, em algumas ruas a água fez um estrago, arrancando o calçamento e destruindo tudo que encontraram pela frente, a lógica é o que a força das águas fazem por onde passam, o volume denunciam que a área que faltam escoamento é bem maior, é provável que no local não existem bueiros ou eles estão entupidos. Nas duas hipóteses faltou cuidado do poder público, no primeiro se não existem deveria existir, e se existem, faltou manutenção.

A situação da cidade polo é muito mais complicada do que muitos imaginam, muitos tubos de esgotos, ou canalização dos bueiros foram feitos sem previsão do futuro, canalização muito fina que hoje não comporta mais a vazão, existem muitos pontos críticos da cidade que quando chove um pouquinho mais o estrago é certo, principalmente no centro.

Se as pessoas fizerem uma pesquisa nos jornais irão encontrar talvez todos os problemas do município, esta não é a primeira vez que falamos do assunto. A imprensa existe para informar a população e inclusive alertar as autoridades de certas tragédias anunciadas.

Manhuaçu necessita de uma reforma dos tubos subterrâneo, manilhas finas que não comporta mais a demanda, devido o grande número de residências que aumentaram e aumentam todo ano na cidade que cresce verticalmente.

Fica sempre uma pergunta, quando será que vamos nos livrarmos de vez dessa situação, os prefeitos não gostam desse tipo de obras, não visíveis aos olhos da população, é uma obra cara e ficará sempre enterrada, a não ser que os problemas se repitam várias vezes causando grandes estragos, aí com a pressão da população pode ser que os problemas sejam resolvidos.

No Brasil para cada problema de uma cidade temos dezenas de bons exemplos, é uma questão de pesquisar. Barra Mansa RJ com 182 anos e uma população de 180 mil habitantes, sofria com os problemas de rede de esgoto e sistema de escoamento muito antigo que não comportava as chuvas, sempre que chovia o centro da cidade ficava interditado com muito barro e areia que descia das partes mais altas, em 1967 uma grande chuva fez um grande estrago, o comércio da Av. Joaquim Leite e Domingos Mariano as águas invadiram arrastando tudo para o meio da rua, a força das águas foram tanta que o Balcão refrigerado do Bar Azul com mais de 6 metros de cumprimento foi parar a mais de 50 metros do bar. O prefeito Luiz Amaral teve a coragem de resolver o problema de uma vez por todas, rasgou as duas avenidas e foram reconstruído todo o serviço de canalização de água e esgoto e nunca mais Barra Mansa teve problemas de enchentes no centro da cidade

Fale com a redação contato@jm1.com.br – (33)3331-8409

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui