Sul de Minas realiza conferência para debater emprego e trabalho decente

305

As inúmeras lavouras de café do Sul de Minas atraem pessoas de todo o país em busca de uma oportunidade de trabalho. E para debater as condições a que esses e outros trabalhadores se submetem, além de questões como direitos, proteção social, políticas de trabalho e emprego e o fortalecimento do diálogo social, a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) realizou, nesta sexta-feira (26), no Teatro Capitólio, em Varginha, a Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente do Sul de Minas. O encontro reuniu mais de 300 pessoas de 155 municípios da região.

Durante abertura, o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, destacou a importância da realização do evento, que vai abranger cinco regiões do Estado. “Temos um Estado muito heterogêneo, por isso o governador Antonio Anastasia nos determinou que realizássemos o maior número de conferências regionais para conseguirmos levantar as demandas específicas de cada região”, explicou. Carlos Pimenta falou ainda sobre a grande preocupação do Governo de Minas em oferecer empregos de qualidade ao cidadão mineiro. “A minha obsessão como secretário de Trabalho é a qualificação profissional. Minas vive um momento de quase pleno emprego, com muitas oportunidades, então temos que preparar o trabalhador pra este momento”.

O representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Francisco Maurício Simões, falou sobre a principal preocupação dos empregadores do Sul de Minas. “O produtor rural tem procurado se regularizar para melhorar a situação do trabalhador e cumprir a legislação trabalhista. Estamos aqui para discutir essa e outras questões importantes”, ressaltou.

Shakespiare Martins de Jesus, representante nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), comemorou o momento de democracia. “Este é o momento de apresentar as nossas reivindicações por um salário mínimo decente que sustente nossas famílias. Esta conferência significa muito para todos nós trabalhadores”.

Os trabalhos tiveram sequência em quarto grupos que apresentaram propostas, votaram e compilaram todo o material que será apresentado na Conferência Estadual. Logo após, iniciou-se a eleição para os 60 delegados que seguirão para o encontro estadual.

A 1ª Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente do Sul de Minas teve o apoio da Prefeitura Municipal de Varginha.

Trabalho Decente

A discussão sobre o trabalho decente em todo o Brasil segue a diretriz da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É considerado trabalho decente aquele que é realizado de forma produtiva, com remuneração adequada, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança.

Os municípios de Araxá, Varginha, Governador Valadares, Montes Claros, e Belo Horizonte estão recebendo as conferências regionais.

Os encontros regionais são preparatórios para a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada nos dias 6 e 7 de outubro, em Belo Horizonte, que por sua vez é preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, em 2012.

 

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui