A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) organizará, de agosto a dezembro, 12 Feiras Regionais da Economia Popular Solidária. As feiras são espaços para a venda direta de produtos artesanais, para o intercâmbio de experiências e negócios, com o propósito de estimular o consumo de bens e serviços de empreendimentos econômicos solidários.
Além disso, os eventos pretendem integrar e consolidar as próprias redes de economia solidária; incentivar a troca e comercialização de produtos e matéria-prima; facilitar a troca de experiências sobre aspectos produtivos e de formação e fortalecer as relações entre as associações com a perspectiva de construir uma cultura da solidariedade.
De acordo com o secretário Carlos Pimenta, além de incentivar os empreendimentos autônomos, a Sete pretende mensurar o número de famílias que se sustentam por meio dessas atividades, a fim de desenvolver ações de qualificação, capacitação e apoio para a comercialização dos produtos.
“Estamos também com um projeto de criação dos Centros Públicos de Economia Solidária, que serão locais de exposição e comercialização permanente dos produtos, o que vai aumentar a renda das milhares de famílias que vivem desses pequenos negócios”, anuncia.
Confira as datas dos eventos:
19 a 21/08 – Lavras (abrangendo a região de Campos das Vertentes);
26 a 28/08 – Uberlândia (Triângulo e Alto Paranaíba);
08 a 10/09 – Teófilo Otoni (Vale do Mucuri);
15 a 17/09 – Montes Claros (Norte de Minas);
23 a 25/09 – Araçuaí (Vale do Jequitinhonha);
06 a 08/10 – Juiz de Fora (Zona da Mata);
13 a 15/10 – Paracatu (Noroeste de Minas);
20 a 22/10 – Alfenas (Sul e Sudoeste de Minas);
03 a 05/11 – Janaúba (Norte de Minas);
10 a 12/11 – Governador Valadares (Vale do Rio Doce);
17 a 19/11 – Almenara (Vale do Jequitinhonha);
07 a 10/12 – Belo Horizonte (Região Metropolitana).
Agência Minas