A situação de isolamento social interferiu diretamente em nossos negócios não é mesmo? O faturamento mensal caiu mesmo para as empresas que trabalham à distância, afinal, está todo mundo apertando o cinto. E aí, nessa situação, o que é importante fazer para manter a saúde financeira do meu negócio? Fique atento às dicas a seguir:
- Renegocie com seus credores:
Neste momento é muito importante rever as suas dívidas já existentes. Levante todos os seus gastos e procure negociar com seus credores o que for possível. Um prazo de pagamento mais longo, a redução do total da dívida, a redução de juros bancários, isenção de taxas… É hora de por em prática todas as suas táticas de negociação e de tentar reduzir o endividamento.
- Reduza os custos fixos:
E por falar em endividamento… toda atividade precisa de gastos mensais a fim de manter a operação. Esses são os chamados custos fixos. Contas como: internet, luz, telefone, aluguel, todos são exemplos de gastos necessários para que a sua empresa mantenha as vendas. Então se são necessários, como reduzir?
Olhe para dentro e procure alternativas mais vantajosas, preços mais competitivos, troque de fornecedor se for necessário (antes de trocar de fornecedor, lembre-se do item 1, renegocie). O importante é manter o uso daquilo que é necessário para a sua empesa se manter ativa e com a saúde financeira em dia mas, empregando seu dinheiro com o melhor custo benefício possível.
- Suspensão ou interrupção do contrato?
Você tem empregados e seu estabelecimento está fechado devido ao isolamento social? Para você, a suspensão do contrato de trabalho pode ser uma boa opção neste momento.
Para quem precisar, é possível suspender completamente o contrato dos empregados e aquelas empresas que reduziram o tempo de atuação podem optar pela redução proporcional de salário e de jornada.
Se essas são boas soluções para você, saiba mais lendo este artigo ou entre em contato com nosso time de Recursos Humanos.
- Financiamentos e linhas de crédito:
Existem diversas linhas de crédito disponíveis em bancos e instituições financeiras, se for necessário, você pode fazer uso delas, porém, fique muito atento à taxa de juros, ela não pode ser um obstáculo ao seu crescimento para quando a crise passar.
Lembre-se de um conselho importante: não use dinheiro de forma inconsequente.
- Continue a nadar
A dica mais importante é esta. Continue vendendo, seja como for e seja o que for. Busque uma maneira de prestar seu serviço mesmo à distância e se não for possível repense produtos ou serviços que a sua empesa pode começar a vender neste momento. É hora de aderir às entregas pela internet, ao delivery, ao home office… olhe para o seu negócio e se o que você vende hoje não puder ser ofertado à distância, aumente seu portifólio, mas dê o seu melhor para não deixar de faturar.
Por último, e não menos importante, não desista, persista e se reinvente. Sabemos que esse momento pode ser desafiador, principalmente para manter a saúde financeira do seu negócio. Mas, estamos aqui para ajudá-lo a sair dessa fortalecido.
Se você gostou desse informativo, também vai se interessar por nosso texto: Oportunidades na crise Coronavírus: como reagir?
Quer receber mais materiais como esse? Clique aqui e cadastre-se para receber nossos informativos e notícias em primeira mão. Ou fale com um dos nossos atendentes!