Produtos tipicamente mineiros, como a cachaça e o tradicional pão de queijo, estão conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional. Com apoio da Central Exportaminas, diversos produtos estão agregando valor à pauta de exportações de Minas – historicamente potencializada por matérias-primas, como grãos e minérios.
A Central Exportaminas é a unidade da Coordenadoria de Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, voltada ao desenvolvimento do comércio exterior mineiro. O órgão foi criado em 2004 peloGoverno de Minas, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) com o objetivo de facilitar as exportações, ampliando as oportunidades dos produtos mineiros no mercado internacional.
Em março de 2008, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), aderiram ao esforço operacional da Central Exportaminas. Hoje, o órgão está diretamente ligado ao crescimento do volume de exportações de produtos com alto valor agregado de Minas Gerais.
Agencia Minas.
Postado Por : Adriano Dias.