Livro de gastronomia sustentável ensina descarte correto de resíduos

289

 Mais do que alta gastronomia, cultura, promoção do turismo mineiro e do artesanato mais respeitado do país, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes deste ano também tem como mote o combate à dengue. Uma das ações foi o lançamento do livro “Gastronomia Sustentável”, uma parceria entre Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) e Nestlé.

Nos dias 24, 25 e 28 de agosto, de 15h às 16h, na Cozinha do Sesc, em Tiradentes, haverá apresentação e degustação de duas receitas do livro com a chef Marina Bueno, além de dicas de reciclagem com a artesã Vanessa Viana. Para os turistas e moradores da cidade, o livro continua sendo distribuído gratuitamente após as aulas.

A publicação segue os moldes da primeira edição do livro, o “Cozinhando com Saúde”, conta com 28 páginas e traz receitas doces e salgadas, todas com uma pitada de conscientização: a maneira correta de descartar resíduos das receitas ou reciclar, de forma útil e criativa, evitando que se tornem foco do aedes aegypti. Em todas as páginas, lembretes alertam para os perigos da doença, que ainda requer atenção e cuidado, mesmo com a otimista redução nas notificações da doença no Estado este ano (85%, se compararmos com 2010).

Lançamento

O lançamento do livro aconteceu no último domingo (21), na cozinha experimental do evento, montada na praça da rodoviária de Tiradentes. Aproximadamente 70 pessoas acompanharam o passo a passo da produção de dois pratos preparados pelos chefs Fábio Luppi e Agnello Lafeta Alvarenga, com direito a degustação e dicas preciosas da mobilizadora social e artesã Vanessa Viana.

A artesã transforma o lixo, que é potencial foco da dengue, em arte. “Grande parte dos criadouros da dengue são resíduos do lixo domiciliar proveniente da cozinha. Com isso, a dona de casa tem papel fundamental no descarte correto de todo o material usado nas refeições do lar. Temos diversas opções de artesanatos que são de simples produção e que, com um pouco de cola, retalhos, papel e imaginação, é possível mudar o destino dessas embalagens. Porém, quando o destino for mesmo o lixo, o cuidado é simples: abrir todos os lados da embalagem para que ela não possa acumular água parada”, explica.

Maria Aparecida Freitas, 56 anos, moradora de Belo Horizonte e frequentadora assídua do festival, diz achar esse tipo de ação fundamental para que as pessoas não se esqueçam dos perigos da dengue. “A maneira de combater o mosquito é muito simples e este evento é uma prova disso. Podemos ajudar sem sair de nossas casas e de uma forma gostosa, ocupando a mente e até ganhando um dinheiro extra, com a venda dos artesanatos que ficam realmente muito bonitos”.

O empresário e idealizador do festival, Rodrigo Ferraz, acompanhou a aula de lançamento, as dicas e reforçou a ideia da gastronomia sustentável. “A gastronomia é muito mais ampla do que muitos pensam. Temos de estar conscientes do consumo responsável, que vai da produção até a mesa, estando em todo processo. Toda iniciativa que mostra esse leque de possibilidades, como é o caso deste projeto do livro, tem o nosso apoio”.

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes acontece há 14 anos e nesta edição ocorre por 15 dias, de 19 a 28 de agosto, com uma expectativa de receber 35 mil pessoas, reunindo turistas e profissionais de gastronomia de todo o país.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui