Epamig organiza 7º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

394

Entre os dias 22 e 25 de agosto, a cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, sediará o 7º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. O Simpósio é uma realização do Consórcio Pesquisa Café e, este ano, é organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), com a co-organização da Embrapa Café.

O tema do evento é “Articulação em redes de pesquisa e novas fronteiras do conhecimento”, mas também serão discutidos grandes temas como agronegócio café, regiões cafeeiras e cafeicultura e meio ambiente. Também serão abordadas questões sobre comercialização, gestão da propriedade, biotecnologia, irrigação, qualidade, indicação geográfica, certificação, soluções alternativas para controle da broca do cafeeiro, manejo ecológico pós-colheita, colheita mecanizada, melhoramento genético, fertilidade de solo, mecanismos de desenvolvimento limpo, ecofisiologia, manejo fitossanitário, dentre outras.

Pesquisadores da Epamig participarão do minicurso “Soluções potenciais para controle da broca do cafeeiro” e também do painel de discussão “Nematoides do cafeeiro: desafios e perspectivas”.

No agroecossistema cafeeiro existem várias espécies de nematoides que parasitam as raízes do cafeeiro e provocam danos consideráveis às plantas. Meloidogyne paranaensis é uma das espécies mais prejudiciais ao cafeeiro e pode causar a morte das plantas. Durante painel de discussão os participantes conhecerão os principais desafios da ocorrência do nematoide Meloidogyne paranaensis em lavouras cafeeiras de Minas Gerais. De acordo com a pesquisadora da Epamig, Sônia Lima Salgado, “medidas preventivas da infestação desse nematoide nas lavouras isentas e alternativas de controle nas lavouras infestadas devem ser priorizadas nas pesquisas, buscando evitar que essa doença prejudique a produção de café em Minas”, explica. Também serão apresentados os primeiros resultados de pesquisa com seleção de genótipos de café para resistência a nematoide em área cafeeira infestada no município de Piumhi, no Centro-Oeste de Minas Gerais.

Durante o Simpósio também será lançado nova edição de Boletim Técnico com tema “Aspectos técnicos dos nematoides parasitas do cafeeiro”. Esta publicação visa orientar os produtores no monitoramento dessa praga, com informações sobre danos causados, disseminação dos nematoides, procedimentos para coleta de amostras, manejo e controle de fitonematoides na lavoura cafeeira, sanidade de mudas, controle de plantas invasoras, entre outras, contribuindo para a qualidade e produtividade dos cafeeiros.

Outras atividades no Simpósio

O minicurso “Soluções potenciais para controle da broca do cafeeiro”, ministrado pelo pesquisador da Epamig, Júlio de Souza, será realizado no dia 24 de agosto, às 14h. Além deste, na programação do evento estão confirmados outros cinco minicursos, oferecendo discussões variadas sobre diversos temas de interesse do agronegócio café. Palestras e painéis de discussão também estão na programação. Mais informações e inscrições: www.simposiocafe.sapc.embrapa.br.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui