Começa hoje (22) em Brasília a 21ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). Criado em 2003 pelo Mercosul, o conselho é um fórum de diálogo, consulta e harmonização das ações dos ministérios da Agricultura do Brasil, da Argentina, do Paraguai, Uruguai, Chile e da Bolívia. Um dos principais temas do encontro será o controle da febre aftosa no continente, que registrou neste semestre um foco confirmado da doença no Paraguai.
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, que reassumiu ontem (21) o cargo após afastamento de pouco mais de um mês para se recuperar de cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro, abrirá a sessão plenária às 14h com as boas vindas aos representantes estrangeiros. Estarão presentes os ministros da Agricultura da Argentina, Julián Domínguez, do Chile, José Antonio Galilea, e da Bolívia, Nemesia Achacollo, além do diretor-geral de Planejamento do ministério paraguaio, Pánfilo Alberto Ortiz, e do vice-ministro uruguaio, Daniel Garín.
O encontro termina amanhã (23) com uma discussão sobre produção e comercialização de grãos e negociações internacionais. Segundo o Ministério da Agricultura, também será discutida proposta de maior envolvimento do CAS nas questões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que será realizada no próximo ano no Brasil.
Agência Brasil