O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu 1,1% em novembro passando de 114,0 pontos (outubro) para 112,7 pontos. Esse resultado ficou bem abaixo do recorde do ano, registrado em março com 116,5 pontos, e foi o nível mais baixo desde novembro do ano passado (109,6 pontos). Em outubro, o índice tinha avançado 0,5%.
Os dados são da pesquisa Sondagem da Indústria de Transformação feita com 1.192 empresas cujo faturamento chega a R$ 620,1 bilhões. De acordo com a avaliação técnica da FGV, há um ano as expectativas dos empresários sobre a evolução da economia no curto prazo, por um período de seis meses, “eram mais favoráveis que agora”.
Mais da metade dos consultados (51,7%) manifestaram otimismo com relação à possibilidade de melhoria do ambiente para os negócios, entre novembro deste ano e abril de 2011. O índice de otimismo registrado em outubro, entretanto, tinha sido maior e alcançado o percentual de 59,7%.
A pesquisa mostra também uma pequena diminuição no total dos mais pessimistas que passaram de 4% para 3,6%. Quanto ao nível de utilização da capacidade instalada da indústria (Nuci), o índice passou de 85,2% para 84,5%, o menor desde março deste ano (84,3%).
Agência Brasil