O Banco Central aprovou nesta quinta-feira novas funcionalidades para o Pix, seu sistema de pagamentos instantâneos. O sistema entra em vigor na próxima terça-feira (3/11) para os clientes solicitados das 762 instituições financeiras autorizadas pelo BC.
Entre as novidades anunciadas pelo BC está a aprovação do PIX Cobrança, que permitirá a lojistas e prestadores de serviços emitir um QR Code. Outra funcionalidade é o QR Code com vencimento futuro, que funcionará como um boleto. Nessa caso, o comerciante poderá incluir, além do valor, itens como juros, multas e descontos.
A atualização do regulamento do PIX também estabeleceu os critérios pelos quais instituições poderão cobrar de pessoas físicas pelo serviço.
Para explicar as novidades desta atualização e o que muda para o consumidor, na prática, gostaria deixar à disposição o especialista em Meios de Pagamento e Fintechs e sócio do FAS Advogados, Pedro Eroles.
O especialista vem participando ativamente das discussões sobre o Open Banking e o Pix, tanto no mercado, quanto dentro do próprio Banco Central.
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Sobre o FAS Advogados
O FAS Advogados é um escritório de advocacia brasileiro, cuja filosofia é proporcionar aos clientes valor agregado aos seus negócios, atuando no ritmo que o mercado exige e entendendo as peculiaridades de cada segmento, com equipes dedicadas ao Direito Tributário, Societário / M&A, Direito Civil, Comunicação, Trabalho e Regulamentação, com foco em meios de pagamento, entre outros.
Desde 2003, o FAS Advogados busca uma maneira moderna de atender seus clientes, oferecendo serviços jurídicos que possam impactar positivamente e estrategicamente seus negócios. Sua equipe é formada por profissionais altamente qualificados, focados na prestação de serviços jurídicos no mais alto nível e dentro de rígidos padrões éticos de conduta. A filosofia do escritório é estabelecer uma dinâmica de serviço que privilegie a atenção pessoal, alinhada com as formas mais contemporâneas de relações comerciais de sucesso.