Aumento da inflação e dos juros desacelera confiança do industrial no Rio de Janeiro

355

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado hoje (9) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), mostra desaceleração na avaliação do empresariado em relação às condições atuais da economia. Esse indicador caiu de 63,2 pontos, em outubro de 2010, para 62,3 pontos em janeiro de 2011.
O gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, disse que o otimismo mais moderado em relação às condições econômicas atuais, em especial no que diz respeito à economia nacional (de 56,2 pontos para 53,7 pontos) deveu-se à aceleração da inflação e ao aumento dos juros.

As expectativas dos empresários no médio e longo prazo, no entanto, mostram crescimento do índice geral (de 66,1 pontos para 66,4 pontos) e também dos indicadores da economia brasileira (de 61,2 pontos para 62 pontos) e da economia fluminense (de 64,4 pontos para 65,4 pontos).

Mercês disse que o movimento otimista começou a partir da segunda metade de 2010, “quando o estado do Rio de Janeiro passou a ganhar projetos importantes. A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) é um exemplo. E, agora, o ano de 2011 marcará o surgimento de outros projetos”.

O Icei/RJ de janeiro de 2011 não incluiu a tragédia provocada pelas enxurradas do começo do ano na região serrana, uma vez que os dados foram apurados em dezembro do ano passado.

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui