O esquema de segurança montado pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro para as festas da virada de ano na cidade vai contar com 2.097 agentes. A principal concentração dos guardas (1.611) será na Praia de Copacabana, onde ocorrerá a maior festa da cidade, que deve reunir 2 milhões de pessoas.
Os guardas farão ações de ordenamento urbano, reprimindo o comércio e o estacionamento irregulares, além de auxiliar o trabalho da polícia. Pelo menos 30 agentes, que têm noções de inglês e espanhol, vão ajudar turistas. Guardas com cães pastores farão patrulhamento das estações de metrô da orla.
O esquema de segurança contará ainda com uma plataforma de 9 metros de altura, de onde os agentes poderão observar a movimentação na orla.
Além disso, mais de 400 guardas ficarão espalhados pelos outros pontos de festa, como a Barra da Tijuca, a Penha e a Ilha do Governador. Fora do esquema de réveillon, a Guarda Municipal terá um efetivo de 2,3 mil agentes para atuar em outras áreas da cidade, como parques, praças, praias e terminais rodoviários, neste sábado (31).
Agência Brasil