Do dia 1º a 24 de fevereiro, estão abertas as inscrições para a prova de seleção do curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores. A qualificação é gratuita e é uma das ações do projeto 3RsPCs – Resíduos Eletroeletrônicos, uma iniciativa da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e doCentro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na busca de soluções ambientalmente adequadas para os resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE).
Serão oferecidas duas turmas com 20 vagas cada, uma no turno da manhã, de 8h30 às 12h e outra à tarde, das 13h30 às 17h. As aulas acontecerão de 14 de março a 4 de maio de 2011. O curso é direcionado a jovens com idade entre 16 e 29 anos que concluíram ou estejam cursando o ensino médio em escolas públicas.
Os alunos vão aprender a trabalhar com hardware e recebem noções de meio ambiente e sobre os riscos que esses resíduos podem representar se mal geridos. Os computadores recondicionados durante o curso são destinados a instituições carentes, visando à ampliação da inclusão digital. Os computadores que não puderem ser reaproveitados serão encaminhados para o descarte ambientalmente adequado. Para o ex-aluno Davi Leonardo, o mais importante é o recondicionamento. “Feito isso, o computador pode ser reutilizado por outras pessoas”, o que para ele é fundamental.
Realizado no CMRR, desde setembro de 2008, é uma das atividades mais antigas do Projeto 3RsPCs – Resíduos Eletroeletrônicos. A qualificação inclui, ainda, um módulo de empregabilidade e empreendedorismo, no qual os alunos recebem uma preparação para posterior encaminhamento ao mercado de trabalho.
O teste seletivo e as aulas acontecerão no CMRR, na avenida Belém, nº 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte. As provas serão realizadas no dia 1º de março, em dois turnos, um pela manhã, de 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h30, de acordo com o turno selecionado para o curso. Os conteúdos analisados são: Português, Matemática e Noções de Informática.
Desde o inicio, 156 alunos foram qualificados para o mercado de trabalho. Em 2010, foram abertas seis turmas, desses 120 jovens, 83 concluíram o curso com êxito e estão aptos ao mercado de trabalho. A gestora do Projeto, Susane Meyer, explica que o curso foi ampliado no segundo semestre de 2010, passando a oferecer 80 vagas por semestre, ao invés de apenas 40. Foram recebidos 177 computadores, tendo sido 157 recondicionados e parte já doada a instituições carentes.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.cdimg.org.br. Mais informações pelo telefone do Comitê para Democratização da Informática (CDI) no telefone (31) 3373-2150.
Sobre o CMRR
O CMRR é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com oServiço Voluntário de Assistência Social (Servas).
Inédito no país, trata-se de um centro irradiador de conhecimentos, experiências e capacitação técnica que foi criado em resposta à necessidade de um novo modelo de gestão integrada de resíduos, estimulando uma nova cultura de valores e atitudes ambientalmente corretas dos setores público e privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil.
Agência Minas