O Instagram deixou de ser uma rede social que serve apenas para compartilhar fotos e experiências. Por ser tão visual, também se tornou a aliada estratégica de muitos negócios que a usam para promover seus produtos.
Vender através do Instagram pode ser uma oportunidade de ouro para posicionar sua empresa. Se você quiser começar, continue lendo este post!
Por que vender pelo Instagram?
Se você é um empreendedor, o Instagram pode ser uma excelente rede social para se conectar com seu público-alvo.
É um canal direto para chegar às pessoas certas, que são as que estão dispostas a comprar ou estão interessadas no seu produto. Se ainda não está convencido, as estatísticas dizem tudo:
- É uma rede em crescimento: até julho de 2021, o Instagram registrou 1.386 milhões de pessoas ativas em todo o mundo.
- Você chega a uma audiência jovem: mais da metade dos usuários do Instagram tem 34 anos ou menos.
- Permite-lhe interagir com o seu público: 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos um negócio ou marca.
Como vender um produto pelo Instagram?
Que a sua empresa tenha uma presença digital estruturada é a chave para aproximar a sua marca, proposta de valor e produtos para os seus clientes finais. Se você é novo no mundo dos negócios através do Instagram, você deve começar por aqui:
- Crie um perfil de empresa: que não é o mesmo que abrir um perfil pessoal. Ao ter um perfil do seu negócio no Instagram poderá, entre outras coisas, ativar o Instagram Shopping, promover as suas publicações, obter estatísticas das interações com o seu alvo e saber como eles interagem com as suas postagens.
- Escreva uma boa biografia no Instagram: a descrição do negócio é muito importante para que seu público conheça os produtos que você vende. É por isso que você deve construir uma biografia clara e concisa que explique sua proposta de valor e explique o que você faz.
- Inclua o link do seu site: se tiver uma loja online, é aconselhável incorporar o seu link para redirecionar e aumentar o tráfego para o seu site. Com isso você consegue atrair novos clientes e aumentar o número de visitas à sua loja.
Três ferramentas úteis para vender no Instagram
Depois de construir um bom perfil de negócio, chegou a hora de começar a trabalhar e começar a vender através do Instagram. Além das clássicas publicações de perfil, esta plataforma oferece várias ferramentas que ajudam a comercializar produtos:
- Anúncios do Instagram: O Instagram permite que você faça campanhas publicitárias, tanto em postagens como em histórias e você não precisa de um orçamento muito grande para começar. É importante ter uma boa segmentação de interesses, idade e sexo para que você chegue às pessoas certas. Nesse aspecto, uma agência de SEO pode lhe ajudar.
- Hashtags: são palavras acompanhadas do símbolo # que ajudam a aumentar o alcance das publicações, para que novas pessoas descubram a sua marca, sigam a conta do seu negócio e comprem os seus produtos.
- Instagram Shopping: agora as empresas podem criar sua própria loja virtual no Instagram. Isto permite que seus clientes possam comprar diretamente do perfil e não tenham que recorrer a links externos. Além disso, esta opção permite criar etiquetas de preços nas próprias publicações, o que facilita a experiência de compra.