Deputados vão verificar se a prefeitura está cumprindo acordo para melhoria do canil municipal.
A Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, na próxima segunda-feira (13/7/15), às 14 horas, o canil municipal de Manhuaçu (Zona da Mata). A finalidade é conhecer a infraestrutura e o funcionamento do local e verificar o tratamento dado aos animais. O evento foi solicitado pelo presidente da comissão, Noraldino Júnior (PSC), pelos deputados Fred Costa (PEN), Agostinho Patrus Filho (PV), Ricardo Faria (PCdoB) e Roberto Andrade (PTN) e pela deputada Ione Pinheiro (DEM).
De acordo com informações do gabinete do deputado Noraldino Júnior, o objetivo da visita é verificar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura de Manhuaçu e o Ministério Público, por meio da Procuradoria do Meio Ambiente.
A prefeitura teria se comprometido a promover melhorias no canil e treinar adequadamente os funcionários para receber, vacinar e vermifugar os animais recolhidos. Também teria anunciado implantar uma política pública de controle de animais domésticos, que inclui, entre outras medidas, implementar serviço de atendimento médico veterinário capaz de atender um número mínimo de 50 castrações cirúrgicas mensais e gratuitas de cães e gatos, priorizando os animais de rua e pertencentes a famílias de baixa renda.
Para a visita em Manhuaçu, foram convidados o prefeito Nailton Cotrim Heringer; o presidente da Câmara Municipal, Jorge Augusto Pereira; o secretário municipal de Saúde, José Rafael de Oliveira Filho; e a militante em defesa dos animais Isabelle Villefort Carneiro.