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Revista Sociedade Militar
A força aérea chinesa revela um caça de sexta geração com asas triangulares e motores ocultos para reduzir assinaturas infravermelhas. Nosso melhor olhar sobre o design furtivo e sua eficiência aerodinâmica
No dia 27/12/2024, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China revelou em voo seu avião de sexta geração, que podemos definir como o primeiro.
No entanto, os vídeos que circulam na Internet revelam que é muito provável que Pequim tenha lançado hoje não apenas um, mas dois aviões de sexta geração. Um dos dois nos chamou a atenção, cujo design é mais visível e permite análise.
Na imagem, vemos o que parece ser um dos últimos protótipos da China, um potencial representante de um caça de sexta geração, que provavelmente desempenhará um papel importante em futuras operações de combate.
O design é fortemente orientado para características de furtividade, com foco em baixa visibilidade de radar e uma eficiência aerodinâmica impressionante.
A forma triangular da “asa voadora” lembra plataformas ocidentais como o B-2 e o mais recente B-21 Raider, mas aqui estamos falando de um avião mais compacto projetado para combate aéreo e missões multifuncionais. Vamos nos aprofundar nesse design.
O design futurista da nova geração da Força Aérea chinesa
A forma triangular da “asa voadora” influencia significativamente a aerodinâmica do avião, oferecendo várias vantagens, especialmente em altas velocidades e em termos de manobrabilidade.
Essa forma é característica de muitos aviões de combate modernos, como o F-22 Raptor e o Mirage 2000, e possui características aerodinâmicas específicas que a tornam ideal para determinadas condições de voo.
Quando o avião utiliza uma asa triangular, ganha estabilidade em altas velocidades. A grande superfície e a linha de ataque em ângulo são extremamente eficazes para manter a estabilidade, mesmo em velocidades supersônicas e hipersônicas.
Uma asa com essa forma fornece ao avião a estabilidade necessária ao reduzir a turbulência que poderia ser gerada com asas menores.
Em altas velocidades, a asa triangular também oferece uma resistência aerodinâmica reduzida. Isso é especialmente importante quando o avião se desloca através de camadas densas de ar, reduzindo o esforço necessário para superar a resistência aerodinâmica.
Como resultado, o avião alcança uma melhor eficiência de combustível e uma maior velocidade máxima. A forma também direciona o fluxo de ar de tal maneira que minimiza a resistência e melhora a eficiência em altas velocidades.