A geração de energia registrada em abril no Sistema Interligado Nacional (SIN) mostrou crescimento de 5,3%, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os dados divulgados hoje (10) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelam ainda que, no acumulado dos últimos 12 meses, a carga subiu 3,6% comparada a igual período anterior.
O aumento verificado em relação a abril de 2011 foi puxado pelo setor industrial, de acordo com a Gerência de Previsão e Acompanhamento da Carga do ONS. Segundo a Fundação Getulio Vargas, a utilização da capacidade instalada da indústria brasileira alcançou em abril 83,9%. Esse foi o maior nível registrado desde julho de 2011 (84,1%).
Já em relação a março de 2012, foi observada retração na carga de energia de 3,5%. Fatores sazonais e a ocorrência de temperaturas amenas, que reduziram o uso de aparelhos de refrigeração, explicam, segundo o ONS, a queda da carga em abril, quando comparada ao mês imediatamente anterior.
A maior variação positiva da carga de energia em abril contra abril do ano passado foi observada no Subsistema Nordeste (8,5%), devido, principalmente, à expansão da atividade econômica na região.
Em comparação a março deste ano, apenas o Subsistema Norte apresentou alta na energia gerada (0,8%). Os demais tiveram variações negativas, com destaque para o Subsistema Sul (-7,3%).
Agência Brasil