Brasília – A Caixa Econômica Federal lançou o plano Ação Integrada para atender os cidadãos, as famílias, o setor produtivo e o poder público dos municípios em estado de calamidade ou situação de emergência em Alagoas e Pernambuco.
Segundo a instituição, além da abertura de conta para recebimento de doações e da constituição de comissão técnica para diagnosticar os problemas nos municípios e apoiá-los, estão previstas medidas como a criação de força-tarefa com horário estendido e em dias não úteis para informações gerais, liberação e pagamento do Fundos de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), indenizações de sinistros.
Também haverá reforço das equipes nas agências; informações diferenciadas no SAC Caixa (0800 726 0101) específico para regiões atingidas; reforço do quadro de engenheiros e analistas para agilização dos procedimentos técnicos, entre outras medidas.
A Caixa destinará linhas de crédito habitacional e comercial em condições diferenciadas para pessoas físicas, empresas e setor público; abrirá financiamento de material de construção, por meio do Construcard Caixa para imóveis rurais, com carência de até seis meses na contratação de financiamento habitacional com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Já o crédito comercial parcelado poderá ter taxa de juros e prazos diferenciados, além de flexibilização de carência.
Estão previstas ações de arrecadação de donativos (nas agências, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui) e abertura de conta específica em nome do poder público com opção de doação automática no autoatendimento, além de isenção da tarifa de reemissão de CPF. Outras informações para doação estarão disponíveis pelo telefone 0800 726 0101.
As contas abertas para recebimento de doações são 2735.006.00000955-6 – SOS Alagoas e 1294.006.2010-0 – SOS Pernambuco.
Informações da Agência Brasil