A Defesa Civil de Minas Gerais informou hoje (9) que Betim passou a integrar a lista de municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas. Ao todo, 104 cidades já publicaram o decreto. Mais 53 municípios mineiros comunicaram eventos como enchentes e deslizamentos provocados pelo mau tempo.
O último balanço da Defesa Civil do estado indica um total de 12 mortes – um em Reduto, quatro em Governador Valadares, um em Visconde do Rio Branco, dois em Ouro Preto, dois em Guidoval, um em União de Minas e um em Guaraciaba. Duas pessoas estão desaparecidas.
O órgão investiga ainda o caso de um rapaz de 28 anos que, segundo relatos, sofreu uma descarga elétrica ao encostar em um poste, enquanto tentava atravessar uma ponte no município de Ponte Nova. O homem, em seguida, foi arrastado pela enxurrada.
Ao todo, 12.875 pessoas estão desalojadas em Minas, 1.240 estão desabrigadas e 36 ficaram feridas pro causa das chuvas. A estimativa da Defesa Civil é que mais de 2,2 milhões de moradores tenham sido afetados. O boletim registra ainda 5.714 casas danificadas e 131 destruídas, além de 260 pontes atingidas.
Agência Brasil