Anatel lança portal para consumidor de telecomunicações

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou ontem um novo portal na internet (www.anatel.gov.br/consumidor) para auxiliar o consumidor a resolver seus problemas com as empresas do setor – telefonia fixa, móvel, internet e TV.

image (20)Além de dicas sobre como resolver impasses e a quem recorrer, o site vai apresentar, por exemplo, alguns rankings comparativos entre empresas. Assim, o consumidor poderá saber qual é a companhia que oferece a melhor qualidade; a que possui maior número de clientes insatisfeitos, ou seja, com maior quantidade de queixas registradas; ou a que soluciona os problemas em menor tempo.

A página deve tornar também mais simples a navegação do usuário – que se deparava com uma página extremamente técnica ao acessar o portal oficial da agência. O Portal do Consumidor, porém, não irá substituir o site da Anatel. Os dois funcionarão como complementares.

Para o futuro, a agência também planeja modernizar a página principal e a disposição do conteúdo.

Cortando caminho. “Esperamos que seja possível resolver muitas questões por meio da página. Com isso o número de ligações para o nosso call center também poderá diminuir”, afirmou Elisa Leonel, superintendente de relações com consumidores da Anatel. Apenas em 2013, pouco mais de 3,1 milhões de pessoas recorreram ao atendimento telefônico da agência para resolver problemas, tirar dúvidas e registrar queixas contra empresas de telecom.

As principais reclamações dos usuários são: erros das empresas nas faturas dos celulares pós-pagos e a qualidade da telefonia fixa.

A Anatel analisa ainda a possibilidade de oferecer, futuramente, atendimento virtual por meio de chats, em que os usuários podem tirar dúvidas instantaneamente.

Mais novo regulamento na reta final

Brasília. O presidente da Anatel, José Rezende, disse que a agência está na “reta final” do regulamento de Atendimento e Cobrança, que terá que oferecer novos meios de comunicação e melhor qualidade de atendimento aos usuários.

O novo regulamento será válido para os quatro serviços mais importantes de telecomunicações – telefonia móvel, fixa, banda larga e TV por assinatura.

Ele já está sendo relatado pelo conselheiro Rodrigo Zerbone.

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